A HC Hornburg, empresa fabricante de implementos rodoviários para transporte de cargas refrigeradas e congeladas, planeja expandir a produção em 2023 em números e oferta de produtos, como o modelo 100% elétrico. Em 2022, a HC Hornburg comercializou 820 unidades e projeta vender este ano 850 produtos, no mínimo. “Nossa expansão é cautelosa porque o mercado consumidor, apesar de aquecido, não está em disparada”, explica Betina Borchardt, diretora geral da HC Hornburg.
O carro-chefe de vendas em 2022 foi o modelo Carroceria Paleteira e Lisa destinada a aplicação em veículos leves com capacidade de carga de até 10 toneladas, além da linha Alaska de equipamentos de refrigeração. Os segmentos onde a empresa mais se destacou no ano passado foram o de transporte de cargas refrigeradas e distribuição de alimentos que necessitam de controle de temperatura.

Para este ano, a HC Hornburg pretende ampliar a oferta do modelo 100% elétrico. O produto é o do segmento Leve, tipo baú, destinado ao transporte de cargas refrigeradas. O modelo elétrico é 20% mais leve que os similares do mercado. Isso é possível porque foi desenvolvido especialmente para essa aplicação, com a utilização de novos materiais. “O perfil do nosso produto elétrico permite ao operador enquadrá-lo nas normas de ESG”, explica Betina.
O modelo elétrico foi desenvolvido especialmente para operar com o caminhão JAC I 1.200T, de 7,5 PBT e capacidade de três toneladas de carga no baú.
LEIA MAIS: Renault e Coca-Cola anunciam produção de caminhões elétricos
