Em outubro de 2025, a Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) realizou a estreia mundial de dois caminhões conceitos pesados movidos a hidrogênio, durante o Japan Mobility Show 2025, no Tokyo Big Sight. A empresa, com sede em Kawasaki, Kanagawa, apresentou publicamente duas abordagens tecnológicas distintas para a descarbonização do transporte pesado: o caminhão com motor de combustão a hidrogênio “H2IC” e o caminhão com célula de combustível “H2FC“.
Ambos os modelos conceituais representam a aposta da MFTBC no hidrogênio como uma solução viável para alcançar a neutralidade de carbono em aplicações comerciais de alto tonelagem e longa distância. A empresa fundamenta esta estratégia nas vantagens intrínsecas do hidrogênio, que incluem seu alto conteúdo energético, a potencial para uma grande autonomia e tempos de reabastecimento curtos, comparáveis aos dos veículos convencionais.
O conceito H2IC é impulsionado por um motor de combustão interna que queima hidrogênio gasoso comprimido. Um dos principais diferenciais desta tecnologia, segundo a MFTBC, é a utilização de componentes e tecnologias comuns aos caminhões a diesel, o que poderia permitir uma transição mais rápida e suave para uma frota de veículos a hidrogênio. A montadora destaca que a tecnologia H2ICE demonstra particular robustez em aplicações que demandam alta potência, como é o caso dos veículos para a construção civil.
Por outro lado, o conceito H2FC emprega um sistema de célula de combustível que converte o hidrogênio em eletricidade para alimentar um motor elétrico. Este modelo armazena o hidrogênio no estado líquido, o que proporciona uma densidade energética significativamente maior em comparação com a forma gasosa comprimida. De acordo com simulações internas da MFTBC, essa configuração permite uma autonomia de até 1200 quilômetros para um veículo de 25 toneladas, com um tempo de reabastecimento de aproximadamente 15 minutos e sem comprometer o espaço útil de carga.
Uma inovação de destaque no H2FC é a incorporação, inédita no Japão, de um tanque criogênico desenvolvido para o reabastecimento com hidrogênio líquido subarrefecido (sLH2). Esta tecnologia, desenvolvida em conjunto pela Daimler Truck e pela Linde Engineering, aborda um dos principais desafios no manejo do hidrogênio líquido: a gestão do “boil-off“, que é a evaporação natural do combustível. O processo sLH2 utiliza uma bomba para pressurizar ligeiramente o hidrogênio líquido, tornando-o subarrefecido. Esta pressão faz com que o gás evaporado no interior do tanque do veículo se reliquefeite, eliminando a necessidade de liberação do gás durante o abastecimento e reduzindo também as perdas por evaporação durante a operação do veículo.
Além dos benefícios operacionais, o sistema sLH2 simplifica consideravelmente os equipamentos necessários nos postos de abastecimento em comparação com o hidrogênio gasoso comprimido, o que contribui para a redução de custos de infraestrutura e acelera a viabilização de uma sociedade do hidrogênio. Para estabelecer esta tecnologia no mercado japonês, a MFTBC tem conduzido pesquisas conjuntas com a Iwatani Corporation, única fornecedora doméstica de hidrogênio líquido no país. Estas colaborações focam no desenvolvimento da tecnologia de abastecimento sLH2, na adaptação às regulamentações locais e na comercialização, enquanto esforços para a padronização internacional da tecnologia junto à ISO estão em andamento.
