A FPT Industrial, produtora de motores diesel, concluiu o processo de modernização dos motores destinados aos setores de construção e agrícola, que passam a contar com tecnologias que permitem menores níveis de emissões de poluentes e de ruído. Em novembro a empresa finalizou os testes para homologação do último motor em conformidade com a legislação MAR-I (Tier 3), de um total de 49 novas versões.
Foram dois anos de um intenso trabalho de engenharia que envolveu as plantas do Brasil, Argentina e Europa. Com investimentos significativos, a marca desenvolveu o maior portfólio de motores do mercado em conformidade com a norma PROCONVE/MAR-I (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores para Máquinas Agrícolas e Rodoviárias), que está entrando em vigor no Brasil.
Desde 2015, a marca já investia em tecnologia para chegar em 2017 com portfólio para atender ao mercado off road. No Brasil, a linha de produção de Sete Lagoas (MG) produzirá as novas versões dos motores N45 mecânico e N67 nas versões mecânico e eletrônico. Já na linha de Córdoba, Argentina, serão produzidos os modelos N67 e Cursor 9, 10 e 13.
“Não somente trouxemos soluções para o MAR-I como investimos rigorosamente no processo de desenvolvimento regional para oferecer a tecnologia mais adequada ao mercado brasileiro”, ressalta Marco Rangel, Presidente da FPT Industrial na América Latina.
Quando comparados com suas respectivas versões anteriores, os novos motores emitem até 40% menos poluentes. Os novos motores desenvolvidos pela FPT Industrial são validados para operar com diesel S500.
As homologações foram realizadas no centro técnico da FPT em Betim (MG). O método utilizou diesel padrão com características controladas de acordo com a nova legislação.
A fase MAR-I entrou em vigor de forma escalonada no mercado brasileiro. A partir de 2015, todos os novos modelos de motores introduzidos no mercado de construção, com potência igual ou superior a 37 kW (50 cv) até 560 kW (761 cv) já deveriam estar enquadrados na norma. Para 2017, todos os modelos com potência igual ou superior a 19 kW (25 cv) até 560 kW (761 cv) devem atender a exigência.
