Cummins Brasil anuncia o eixo MT17XHE focado em eficiência

Por Victor Fagarassi

- outubro 24, 2025

eixo MT17XHE bx

A Cummins anuncia o novo eixo MT17XHE. O modelo tandem tem maior capacidade de carga da categoria, produzido pela companhia para aplicações 6×4 sem redução no cubo. Resultado de sete anos de desenvolvimento e produção na Europa desde 2020, o modelo será produzido no Brasil a partir de 2026, em uma versão atualizada.

“A introdução e a produção local do MT17XHE reforçam a prioridade do Brasil na estratégia da Cummins e asseguram aos clientes o acesso a soluções alinhadas ao padrão de engenharia e inovação”, diz Rafael Souza, diretor de Produto e PMO da Divisão de Eixos da Cummins. “Sua produção local, na unidade de Osasco (SP), consolida a capacidade de entregar tecnologias desenvolvidas globalmente, fruto dos investimentos na modernização da planta e no fortalecimento da engenharia.”

Tecnologia do MT17XHE

O eixo tandem 17XHE combina ganhos de eficiência energética, capacidade e confiabilidade em aplicações para transporte pesado e de longa distância. “Entre suas evoluções estão o novo par coroa e pinhão, com parâmetros de corte para a redução de perdas por atrito, e o reposicionamento do pinhão, para melhorar o alinhamento entre os componentes e reduzir perdas de energia entre transmissão e eixo”, reforça Souza.

O equipamento incorpora rolamentos que diminuem a resistência mecânica e elevam a durabilidade, além de uma dinâmica de lubrificação que otimiza o fluxo do óleo dentro do eixo, diminui a resistência ao movimento e garante o desempenho durante o funcionamento.

Essas soluções resultam em um avanço em relação aos eixos atualmente utilizados, como os modelos MT150 e MT160, elevando a eficiência e a capacidade de carga em cerca de 20%. O MT17XHE traz capacidade de até 91 toneladas de Peso Total Bruto Combinado (PBTC), capacidade que era atendida somente com soluções com redução no cubo de rodas, e entrega aproveitamento de torque, menor perda de energia e redução no consumo de combustível. O novo eixo contribui para a redução de emissões, em linha com a estratégia da Cummins, Destino ao Zero.

Desenvolvimento local

O projeto do novo tandem está em fase de validação e nacionalização de componentes, conduzido pela equipe de engenharia da Cummins no Brasil. O plano prevê a conclusão das etapas de desenvolvimento e validação ao longo de 2025, seguida do início dos testes de campo com montadoras no primeiro trimestre de 2026. A produção regular está programada para 2027.

De acordo com Souza, “neste primeiro momento, a usinagem das carcaças e a montagem do conjunto serão realizadas em Osasco (SP), enquanto os diferenciais permanecem importados. A nacionalização ocorrerá de forma gradual, conforme o avanço da demanda e a consolidação da plataforma no mercado”.

O plano prevê que, até 2030, o eixo atinja entre 40% e 50% de conteúdo local. A introdução do MT17XHE reforça o papel da Cummins e marca uma etapa de maturidade industrial e tecnológica da operação no Brasil.

Jornada de descarbonização

Kleber AssantiPara a Cummins, eficiência é parte da jornada de descarbonização. Antes da adoção de novas matrizes energéticas, a empresa investe na evolução das tecnologias como um dos caminhos complementares, promovendo reduções de emissões e ganhos de eficiência no transporte pesado.

De acordo com Kleber Assanti, gerente geral da Divisão de Eixos da Cummins (foto), o ganho de eficiência em eixos vem de otimizações tecnológicas cumulativas, como o aprimoramento do contato entre coroa e pinhão, o uso de rolamentos e o redesenho interno para reduzir o atrito e as perdas de energia. “Um ganho de 1% em eficiência no eixo pode representar uma economia de combustível em toda a operação, especialmente quando multiplicado por uma frota”, explica.

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