A Caio fará a estreia nacional do eApache Vip, seu novo modelo para ônibus elétricos na configuração de 9 metros, durante a Arena ANTP 2025, que ocorre de 28 a 30 de outubro no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O lançamento ocorre no contexto das comemorações dos 80 anos da empresa.
Como principais características, o eApache Vip possui configuração compacta e o design do veículo são otimizados para operação em bairros com vias mais estreitas e menor densidade de passageiros, complementando as frotas de corredores e linhas troncais de maior capacidade. O salão interno foi projetado para oferecer amplitude e conforto, com assentos estofados e ergonômicos, ar-condicionado e a inclusão de itens de acessibilidade.

“O eApache Vip materializa nossa visão de um transporte público mais inteligente e sustentável. Ele encapsula o que há de mais moderno em tecnologia de carrocerias aliado à confiabilidade que construímos ao longo de oito décadas“, analisa Maurício Cunha, Vice-presidente Industrial do Grupo Caio.
Suas dimensões contemplam 9,8 metros de comprimento, 2,53 metros de largura e 3,5 metros de altura externas. Seu design incorpora um balanço dianteiro de 2,5 metros e um traseiro de 3 metros, otimizando o espaço interno. A capacidade total do veículo é de 57 passageiros, sendo 27 assentos, incluindo o motorista e um espaço dedicado para uma Pessoa com Deficiência (PPD), além de 30 lugares para passageiros em pé.
O acesso é facilitado por três portas localizadas no lado direito do ônibus, sendo que a porta central é equipada com um elevador, garantindo acessibilidade plena. Para o conforto térmico dos usuários, o modelo conta com um sistema de ar condicionado elétrico. Em termos de desempenho, o ônibus possui uma autonomia de 280 quilômetros com uma única carga, atinge uma velocidade máxima de 70 km/h e é capaz de superar rampas de até 20%.
O coração elétrico do eApache VIP é fornecido pela Blu Electric, responsável pelo motor de tração, pelo inversor e pelo conjunto de baterias. Todo esse sistema de eletrificação é montado sobre um chassi de configuração de piso alto, fabricado pela Volkswagen Caminhões & Ônibus, assegurando solidez e confiabilidade para a operação em percursos urbanos.
