Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança no mercado europeu de transporte sustentável, a BYD oficializou o lançamento de sua nova geração de ônibus elétricos durante a Busworld Europe 2025, em Bruxelas (Bélgica). A apresentação destacou os novos modelos urbanos de 12 e 18 metros, construídos sobre a plataforma eBus 3.0. Paralelamente, a empresa introduziu um chassi com piso elevado projetado para um futuro modelo de ônibus interurbano, caracterizado por um compartimento de bagagem com capacidade volumétrica de 5,7 m³, espaço suficiente para armazenar 121 malas de viagem padrão.
Atualmente, a BYD conta com mais de 5.000 ônibus em operação na Europa, atendendo mais de 160 cidades em 26 países. Desse total, mais de mil unidades foram fabricadas localmente na unidade industrial da empresa em Komárom, na Hungria. O coração tecnológico desses veículos é a bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) Blade, desenvolvida internamente pela BYD. Esta tecnologia, combinada com as vantagens da plataforma patenteada eBus 3.0, confere ao novo modelo urbano B12.b segurança reforçada, eficiência energética superior, desempenho otimizado e maior conforto para os passageiros.
A versão de piso alto do modelo de 12 metros, denominada B12.b HF, foi especificamente concebida para atender às demandas de aplicações como viagens interurbanas e turismo. Sua construção proporciona uma área de carga espaçosa de 5,7 m³. Este modelo está disponível com uma capacidade máxima de bateria de 495 kWh, que garante uma autonomia totalmente elétrica de até 650 quilômetros, assegurando operações de longo curso sem a necessidade de recarga intermediária.
Para o segmento de alta capacidade, a BYD revelou o novo ônibus articulado totalmente elétrico B18.b, com 18 metros de comprimento. Este veículo pode transportar até 146 passageiros e possui uma autonomia de até 630 km. Uma opção notável neste modelo é a disponibilidade de um sistema de tração integral (4×4), que amplia suas capacidades operacionais. O B18.b se aproveita integralmente das vantagens da tecnologia Blade Battery in Chassis. Sua alta densidade energética permite uma capacidade máxima de 746 kWh, que é a base para sua autonomia de 630 km.
Atendendo à demanda do mercado por desempenho, tração e controle superiores, o sistema opcional de tração integral no B18.b permite que o veículo enfrente inclinações mais acentuadas e garanta uma condução mais segura e fácil em condições adversas, como chuva, neve, gelo e terrenos irregulares. Em manobras em ruas estreitas, a quarta geração da unidade de controle de freio a disco articulado, associada a uma tecnologia de amortecimento hidráulico aprimorada, melhora significativamente a estabilidade nas curvas. Adicionalmente, um sistema de frenagem regenerativa melhorado assegura uma desaceleração eficaz mesmo durante descidas prolongadas com a bateria totalmente carregada, mantendo os freios a frio em temperaturas mais baixas e reduzindo substancialmente o desgaste dos componentes.