2025 foi o ano de ouro da BorgWarner no Brasil. Essas palavras são de Melissa Mattedi, Diretora Geral da BorgWarner Turbos, que celebrou a efeméride junto aos grandes resultados que a empresa apresentou durante os últimos 12 meses, especialmente na planta de Itatiba. O faturamento bateu 25% a mais em relação à 2024 e a produção de turbocompressores para leves e pesados alcançou um crescimento de 20%.
“O desempenho foi impulsionado pela demanda de turbo flex para carros passeio, pelos fornecimentos de turbos com a tecnologia ball bearing para atender a Proconve L8 no segmento de pesados, além dos nossos sucessivos recordes de vendas no mercado de reposição”, afirma Melissa (foto).

A fabricante espera aproveitar, no Brasil, o fato de ser um fornecedor global das montadoras asiáticas. Com cada vez mais marcas chinesas chegando no Brasil, entre leves e pesados, a ideia é “surfar nessa onda de nacionalizar os produtos”.
Reforço na sustentabilidade
Outro ponto de celebração foi a chegada da ISO 50.001, certificação que reconhece boas práticas de gestão energética para eficiência e uso responsável dos recursos da planta. Além disso, Itatiba usa energia 100% renovável, reduziu em 50,4% o consumo de água desde 2021, tem 100% dos resíduos tratados e desde 2015 as instalações incorporam soluções sustentáveis reconhecidas pelo selo Green Building da certificação LEED
“Estamos muito felizes com os resultados das ações para tornarmos nossos processos e produtos mais sustentáveis.” disse Melissa. “Nossa redução de cerca de 70% das emissões de CO₂ de escopos 1 e 2 na unidade de Itatiba nos últimos 5 anos é um sinalizador de que estamos avançando rumo a neutralidade de carbono.”, completa.

