A Western Star, montadora estadunidense pertencente à Daimler Truck North America (DTNA), teve um caminhão do modelo 4900SF empregado no transporte de um avião Martin Mars até o Museu da Aviação de Victoria, em British Columbia, no Canadá. A aeronave, de tamanho similar a um Boeing 747, chegou a ser utilizada em combate no final da Segunda Guerra Mundial. Apenas sete exemplares foram produzidos e todos convertidos em bombardeiros de água no início dos anos 1960.
O transporte foi conduzido pela transportadora especializada Nickel Bros. A histórica aeronave fará parte de uma exposição histórica permanente no museu, comemorando um legado de 50 anos no combate a incêndios florestais da aviação canadense. “Não é sempre que você pode dizer que fez parte de algo histórico“, disse Alex Martin-Banzer, gerente de Marketing e Comunicação da Western Star. “A aeronave tem uma envergadura de 200 pés (equivalente a 60 metros) e pesa aproximadamente 76.000 libras (equivalente a 34,5 mil kg) quando está vazia. A Western Star se orgulha de ter sido capaz de fornecer um caminhão capaz de transportar cuidadosamente esta aeronave incrível até seu lar final”, complementou.
Tim Nickel, da Nickel Brothers Moving, explicou: “O bombardeiro Martin Mars tem que pousar na água, então a aeronave teve que passar por uma operação marítima muito rigorosa antes de ser colocada no transporte para o museu. Modificamos nosso caminhão para acomodar o peso da aeronave adicionando dois eixos com oito pneus para atender aos requisitos desta operação em solo. Também tivemos que prender a aeronave em vários locais para garantir a integridade do casco e a estabilidade do transporte”, detalhou. “Esta foi, provavelmente, uma das mudanças mais memoráveis e monumentais da minha carreira”, complementou.
Apesar de toda cautela, o bombardeiro Martin Mars foi transportado por pouco mais de três quilômetros entre o aeroporto de Victoria até o museu. “Houveram momentos em que passamos por cercas e postes com dois centímetros de sobra. Pode ter sido de roer as unhas para os espectadores, mas foi apenas mais um dia no escritório para nossos operadores“, comenta Nickel.
Histórico

Os bombardeiros Martin Mars atuaram no combate a incêndios florestais ao longo da costa da Califórnia até a Colúmbia por cerca de 60 anos. O avião podia transportar 27 mil litros de água que, quando liberada, poderia cobrir uma área de até quatro acres (equivalente a 16 mil m2). Atualmente, restam apenas dois bombardeiros Martin Mars, que inclui também o “Hawaii Mars”, que foi aposentado 2015 e tem sido preservado pela Coulson Aviation.
A última vez que o avião decolou foi em 11 de agosto de 2024 e sobrevoou Sproat Lake, perto de Port Alberni, na Ilha de Vancouver, até o aeroporto de Victoria, escoltado pela equipe acrobática militar canadense, os “Snow Birds”, a caminho do Museu de Aviação de BC.
