AGVs ganham novas soluções autônomas para movimentação horizontal

Parceria com fabricante de empilhadeiras reforça leque de soluções da AGVs para movimentação horizontal de cargas, incluindo equipamentos autônomos

Por Victor Fagarassi

- outubro 29, 2025

AGVs

A AGVs, empresa brasileira de tecnologia fundada em 2014, reforça sua posição como desenvolvedora e fabricante nacional de veículos guiados autônomos (AGVs) e robôs móveis autônomos (AMRs) para logística industrial. Com um portfólio robusto que inclui rebocadores, empilhadeiras e veículos carregadores, a empresa se destaca pela robustez dos equipamentos, desenvolvimento próprio de software e parceria estratégica com a Toyota Empilhadeiras.

Adobe Express file (52)De acordo com Eduardo Barioni, Chief Technology Officer (CTO) da AGVs, o portfólio abrange rebocadores com capacidades de 1.000 kg até 78.000 kg, empilhadeiras paleteiras e contrabalançadas (de 1.400 kg a 3.000 kg) e AGVs carregadores (de 500 kg a 2.000 kg). “Hoje trabalhamos com todos os tipos de navegações do mercado. Para ambientes internos, o mais utilizado são os lidars, mas para externos usamos visão computacional, seguidores de linha ou sistemas de cabos embutidos”, detalha. A marca, inclusive, acaba de lançar a quarta geração do rebocador para 1.000 kg (modelo G4 R1000), equipado com baterias de lítio e carregamento por oportunidade.

A parceria com a Toyota Empilhadeiras, formalizada em novembro de 2022, é um marco estratégico. “A empresa comercializa quatro equipamentos em parceria com a gente, incluindo a empilhadeira contrabalançada e rebocadores automatizados. Demorou mais de dois anos essa negociação, validando a robustez do nosso produto”, comenta Barioni. A próxima inovação prevista para início de 2026 é o lançamento de uma empilhadeira retrátil para 2.000 kg, com capacidade de elevação de até 12 metros, também fruto da colaboração com a Toyota.

Gestão automática

No campo da inteligência artificial, as soluções da AGVs empregam aprendizado de máquina para otimização operacional. “Hoje usamos em diversos locais. Por exemplo, para prever onde os agentes estarão no ambiente e reduzir ou acelerar velocidades para diminuir conflitos em cruzamentos”, afirma o CTO. O sistema de visão computacional permite a autogestão: “O operador não precisa apertar um botão. O sistema entende o ambiente e faz a gestão da frota automaticamente”.

A segurança cibernética é tratada como prioridade. “Trabalhamos com as categorizações de segurança de cada indústria e os clientes testam tentando invadir o sistema, sem sucesso”, relata Barioni. O software de gestão, desenvolvido integralmente pela empresa, oferece telemetria em tempo real (como tensão da bateria e temperatura) e gera dados para análise de produtividade.

A empresa oferece modelos de venda e locação, com contratos que variam de três a cinco anos. “É bem balanceado, cerca de 50% para cada modelo. A locação permite payback já no primeiro mês para operações de três turnos, sem investimento inicial”, conclui Barioni, reforçando a adaptabilidade das soluções para impulsionar a eficiência logística nacional e internacional.

Carteira de clientes

AGVs

Com mais de 1.500 máquinas implementadas, a AGVs possui cases em setores como automotivo (Fiat, Volkswagen, Toyota), alimentício (Unilever, Bunge), linha branca (Electrolux, Whirlpool) e e-commerce. Um dos projetos recentes é com o Mercado Livre. “Estamos implementando em vários CDs, tanto no Brasil quanto no México. É uma operação 24/7 com seis máquinas, onde o sistema identifica material para coleta e locais livres para transporte via visão computacional”, detalha Eduardo Barioni.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *