A Renault Trucks apresentou os modelos Renault Trucks E-Tech T 585 e E-Tech T 780. Estes novos caminhões foram projetados para aplicações de longo curso, com o modelo topo de linha prometendo uma autonomia de até 600 quilômetros com uma única carga, um valor que se aproxima da operacionalidade exigida por muitas rotas de transporte rodoviário de carga.
A conquista deste patamar de autonomia foi possibilitada por uma inovação técnica central, que foi a integração de um eixo elétrico. Esta arquitetura agrupa o motor elétrico e a transmissão em uma única unidade na traseira do veículo, liberando espaço crucial entre as longarinas do chassi. Este espaço adicional é ocupado por pacotes de baterias adicionais, compostas por células de íon-lítio de alta densidade energética do tipo NCA (Níquel, Cobalto, Alumínio). Estas baterias possuem um design específico em formato de “L” para se adequar perfeitamente ao novo layout. A fabricante garante o desempenho das baterias por até oito anos ou um milhão de quilômetros.
Os dois modelos são otimizados para propósitos distintos. O Renault Trucks E-Tech T 780, com sua capacidade de bateria de 780 kWh, foca na máxima autonomia, sendo direcionado a transportadoras cuja prioridade é cobrir longas distâncias sem recarga. Já o Renault Trucks E-Tech T 585, com 585 kWh, prioriza a carga útil, oferecendo a maior capacidade de carga dentro da gama, chegando a até 28 toneladas, com uma autonomia declarada de 460 quilômetros. Paralelamente, a Renault Trucks atualizou o modelo existente, o E-Tech T 540 4×2 para distribuição regional, que agora alcança 450 km.
Para viabilizar operações de longa distância, a capacidade de recarga rápida é essencial. Ambos os novos modelos são compatíveis com o Megawatt Charging System (MCS), um sistema de carregamento ultrarrápido que pode operar com potências de até 720 kW. Esta tecnologia permite adicionar até 350 km de autonomia durante um descanso obrigatório do motorista de 45 minutos. O carregamento convencional em depósito via sistema CCS, com potências de até 350 kW, também é suportado.
Em termos de dinâmica veicular, as versões trator 6×2 E-Tech T 585 e T 780 foram equipadas com suspensão pneumática de série, assegurando conforto na estrada e maior facilidade de manobra durante as manobras de acoplamento. O eixo traseiro, leve, direcionável e elevável, proporciona uma dirigibilidade comparável à de um veículo 4×2 e ajuda a preservar os pneus em viagens de retorno com pouca carga.
Estes três modelos, incluindo o T 540 atualizado, são produzidos na fábrica da Renault Trucks em Bourg-en-Bresse, na França, e já estão disponíveis para encomenda. A autonomia anunciada está sujeita a variações dependendo do uso e das condições operacionais, considerando um peso bruto combinado de 32 toneladas.
