Para a Lat.Bus 2024, a Luminator Brasil apresentará os seus recentes sistemas apresentados ao mercado sul-americano: Multiplex e Próxima Parada. O objetivo da marca é difundir conhecimento sobre suas tecnologias, que podem colaborar para a modernização dos sistemas de transporte público.
O Multiplex consiste na substituição dos botões de comando convencionais, que utilizam, em sua maior parte, teclas eletromecânicas, e permite realizar todos os acionamentos da carroceria do ônibus por meio de um controle único, incluindo: iluminações, sistema de ventilação, abertura e fechamento das portas e liga/desliga periféricos, entre outros. O Multiplex também pode ser integrado com o itinerário eletrônico para troca de rotas e, também, fornece o diagnóstico imediato de falhas em um componente com indicação no display do painel.
No segundo caso, o sistema Próxima Parada fornece informações visuais e por áudio sobre as paradas ao longo do trajeto das linhas, proporcionando mais conforto, comodidade e segurança para os usuários e colaborando para paradas mais rápidas e eficientes. Além disso, oferece possibilidades de veiculação de publicidade para o passageiro.
Em sua versão topo de linha, como o comercializado para no mercado chileno, o produto incorpora telas TFT e oferecem, além do mapa de linhas das próximas paradas, também a possibilidade de veiculação de vídeos de publicidade. “Esse sistema já está em uso nos principais operadores da Europa há mais de 10 anos e com tecnologia desenvolvida e aprovada pelas normas automotivas (ECE-R10 Bus), que garante o mais alto padrão de qualidade para o produto”, garante Guilherme Demore, diretor da Luminator no Brasil.
“Alguns órgãos reguladores do transporte coletivo urbano das cidades brasileiras não têm conhecimento dessa tecnologia que colabora com a elevação ainda maior do padrão de qualidade dos serviços. Nosso objetivo é tornar o produto mais conhecido para que, nos próximos editais, ou então em momentos de renovação de frota, os ônibus já saiam de fábrica com a tecnologia instalada”, finaliza Demore.
