Criar mais proximidade com as transportadoras é uma das metas do SETCESP (Sindicato das Empresas do Setor de Transportes de São Paulo e Região) com uma série de encontros fora de sua sede, e em diferentes regiões de sua base territorial. O primeiro evento, o ‘Conexão em Movimento’, aconteceu na manhã da última quinta-feira,13, no Sest Senat da Vila Jaguara, na zona oeste da capital paulista, e reuniu especialistas do setor e transportadoras interessadas em adquirir mais conhecimento sobre temas variados.
O evento foi pontuado por uma série de questões relativas ao setor de transportes, inclusive na área de gestão. Por exemplo, a economista e coordenadora do IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga), Raquel Serini, explicou os custos que as transportadoras não podem abrir mão durante uma negociação com o cliente, e colocou o serviço de consultoria econômica do SETCESP, à disposição dos associados, inclusive, para fornecer planilhas referenciais a fim de ajudar a gerir o negócio.
Posteriormente, esclarecendo os pontos relacionados ao Vale Pedágio Obrigatório, a coordenadora jurídica do SETCESP, Caroline Duarte, alertou que essa é uma obrigação de quem contrata o serviço de transporte, e que o pagamento deve ser feito de forma eletrônica, por meio de empresas credenciadas à ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre).
Após essa exposição, Úrsula Machado, diretora da unidade da Vila Jaguara do Sest Senat, chamou atenção para os atendimentos de saúde, como nutrição, psicologia e fisioterapia oferecidos no local. Ela também convidou todos presentes a fazer uma visita guiada pela unidade.
Marcelo Rodrigues, vice-presidente da entidade, observou que o evento representou a oportunidade de aproximar transportadores desconhecidos do sindicato. “Estou vendo aqui muitos transportadores que ainda não conhecia, e a ideia era essa realmente, encurtar a distância e nos aproximar de quem está um pouco mais longe do nosso prédio na Vila Maria”.
A programação do evento também contou com uma apresentação da presidente executiva do SETCESP, Ana Jarrouge, que mencionou todos os serviços oferecidos pela entidade e detalhou como cada um deles pode beneficiar as empresas de transportes.
Fechando as apresentações, o assessor jurídico do SETCESP, Adauto Bentivegna Filho, trouxe um panorama sobre a Lei 14.599, que passou a vigorar em 20 de junho. A Legislação foi criada a partir da materialização da Medida Provisória 1153.
Ele destacou o que foi considerado na nova legislação que torna obrigatório a contratação por parte do transportador, dos seguros de: Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Cargas (RCTR-C), Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga (RC-DC) e Responsabilidade Civil de Veículos (RC-V).
“Essa determinação é muito positiva, porque garante autonomia para a que a própria transportadora faça a gestão do seu Plano de Gerenciamento de Risco, e mitiga as Cartas de DDRs (Dispensa de Direito do de Regresso)”, afirmou Bentivegna.
As próximas edições do Conexão em Movimento acontecerão nas cidades de Mogi das Cruzes (SP) e Jundiaí (SP).
