A CAIO, fabricante protagonista no mercado de ônibus urbanos, apresentou alguns dados importantes do seu ano de 2022 e mostrou algumas perspectivas para 2023. A marca aumentou o share em 5%, se comparado à 2021.
Paulo Ruas, CEO do grupo, destacou conquistas importantes nestes últimos 12 meses. Entre elas estão o lançamento do Millennium geração cinco, para chassis de motor traseiro e central, e da nova carroceria eMillennium, para chassis de propulsão elétrica; o sucesso de vendas da nova geração do Apache Vip, lançado no ano anterior; e a liderança, por mais um ano, no segmento de ônibus urbano.
“Tivemos uma expressiva participação de mercado, com 58,7% de share no segmento de ônibus urbanos, resultado que nos mantém numa posição de liderança, trazendo grande satisfação e também a responsabilidade de permanecermos nesse patamar. Superamos, com uma gestão forte e muita união, os anos de crise sanitária. Ainda temos desafios a vencer, assim como todo o mercado, mas temos uma expectativa positiva para o próximo ano”, detalha Paulo Ruas.

Lançamentos da Caio
As grandes novidades da marca foram apresentadas na Lat.Bus, em agosto desse ano: o Millennium geração V (para chassi de motor traseiro e central) e o eMillennium (desenvolvido exclusivamente para chassis de propulsão elétrica).
Já foram comercializadas mais de 300 unidades do ônibus Millennium para cidades como São Paulo e Salvador. Aproximadamente 20 unidades do eMillennium já estão rodando em estados como São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
A quinta geração do Apache Vip (ônibus para chassi de motor dianteiro), lançada no segundo semestre do ano passado, foi um dos grandes sucessos de vendas da Caio, em 2022. Foram mais de 2500 unidades comercializadas.
Perspectivas para 2023
A empresa, claro, traz uma visão positiva para o ano, mas as incertezas quanto ao abastecimento do setor de suprimentos de componentes ofuscam um pouco o horizonte. Segundo João Roberto dos Santos, gerente de engenharia da marca, o implemento do Euro 6 também pode desacelerar as vendas, já que vai aumentar o custo.
“Também temos a questão da norma Euro 6 que, entrando em vigor, impacta no preço do ônibus completo. Isso acontece porque são necessárias atualizações em itens e no processo produtivo do ônibus, que geram custos adicionais. Esse acréscimo pode ser um fator que gere desaceleração das vendas, mas que acreditamos ser passageira, pois o Euro 6 traz benefícios reais para o operador, além da menor emissão de agentes poluentes, o que é positivo para toda a sociedade.”
A expectativa de crescimento do setor é entre 5% à 10%, segundo a CAIO. Entre os fatores que corroboram para a análise estão:
- Aumento da produção iniciado em 2022 gerado pela normalização da mesma e entrega de chassis pela montadora;
- Prebuy de ônibus Euro 5;
- Expecativa da redução da taxa Selic;
- Expectativa de investimentos dos operadores em renovação e ampliação da frota de urbanos após pandemia;
- Potencial aquecimento do mercado de ônibus elétricos.
Maurício Lourenço, vice-presidente do Grupo Caio, termina com uma fala otimista.
“Com a implantação do chassi Euro 6, temos um ponto de interrogação para o próximo ano, mas se tudo caminhar do jeito que esperamos, no primeiro semestre de 2023 teremos uma boa perspectiva de produção e para o segundo semestre, iremos trabalhar intensamente para prospectar vendas. Estou confiante, otimista e acredito que 2023 será um ano melhor“.
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