Para reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases na movimentação de carga, a DHL instalou placas solares superfinas em 16 caminhões refrigerados da Polar, transportadora pertencente ao grupo especializada em cadeia fria para indústria da saúde.
Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter
De fácil instalação e operação, a tecnologia pode proporcionar uma redução de cerca de 5% no consumo de combustível. No caso desses veículos o consumo é mais acentuado dado ao sistema de refrigeração e de 4 toneladas de gases por caminhão, ao ano. Com os bons resultados, a companhia estuda levar o sistema para grande parte da frota da Polar, atualmente com cerca de 350 veículos, e, em um segundo momento, uma parte da malha da própria DHL Supply Chain.
“Neste projeto, temos o ‘casamento’ da necessidade de reduzir custos e emissões com uma tecnologia economicamente viável e que se adaptou bem a realidade brasileira. A DHL tem a meta de zerar suas emissões até 2050 e para isso estamos utilizando diversas soluções. Este sistema, especialmente, é muito versátil, pode ser instalado pela nossa própria equipe e demanda pouca manutenção, nos auxiliando a manter nossa eficiência”, afirma Marcos Cerqueira, vice-presidente de Saúde da DHL Supply Chain.
O sistema se conecta diretamente ao motor e à bateria auxiliando na alimentação de ambos. A placa é tão fina (3 mm), que seu peso não influi no conjunto, bastando ser fixada no teto do baú após limpeza. Para o motorista, não há procedimentos adicionais — a manutenção é feita na base –, não afetando a produtividade do motorista e do time de manutenção.
