Por causa do clima, Conab reduz estimativa da safra pela primeira vez

O Conab acaba de reduzir a estimativa para a safra de 2021 pela primeira vez, em função do clima. A nova previsão da produção brasileira de grãos

Por André Garcia

- agosto 12, 2021

Nesta sexta-feira (10), a partir das 9h30, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará duas operações de contratação de frete

O Conab acaba de reduzir a estimativa para a safra de 2021 pela primeira vez, em função do clima. A nova previsão da produção brasileira de grãos em 2021 é menor do que o total da colheita de 2020.

LEIA MAIS: Acompanhe o impacto da pandemia de coronavírus no transporte rodoviário de cargas e passageiros

Segundo a Conab, a produção de grãos na safra 2020/2021 deve ficar em quase 254 milhões de toneladas – 1,2% menor do que a da safra passada. A queda vai ocorrer principalmente por causa da redução da colheita de milho.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

“O motivo dessa queda são fatores climáticos. Nós tivemos uma combinação de fatores: escassez hídrica e baixas temperaturas. No entanto, o problema desta safra começa muito antes, começa lá no plantio da soja, que foi atrasado em decorrência da falta de chuvas. Lembrando que boa parte da produção brasileira de milho, aproximadamente 70% dela, é feita na mesma área de produção de soja. Então, quando você atrasa o plantio da soja, você atrasa também o plantio do milho e, consequentemente, você perde o correto e exato momento de plantio e a colheita”, explica Sérgio de Zen diretor de política agrícola e informações da Conab.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *