Apesar dos resultados pouco animadores no âmbito interno, relativos ao mercado brasileiro de veículos comerciais, a Volvo considerou positivo o desempenho da empresa em 2017. Em seu tradicional encontro com a imprensa especializada, realizado hoje (21/fev), em São Paulo, a montadora preferiu destacar as conquistas realizadas no período, no contexto latino-americano.
Os volumes de caminhões para a região alcançaram a marca de 10,3 mil unidades comercializadas, crescimento de 20% em relação ao ano anterior. As exportações, por sua vez, registraram um aumento de 27% no comparativo dos dois períodos e, hoje, respondem por 45% dos negócios da marca, explicaWilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina (foto). Nas contas do executivo, somente o Chile, Argentina e o Peru somaram vendas de 4,3 mil caminhões no ano passado e o número de chassis de ônibus entregues na região andina chegou perto de 800 unidades.
Outro destaque da Volvo foi a conquista da liderança do mercado brasileiro de caminhões pesados, pelo quarto ano consecutivo, com 26,9% de participação. A empresa encerrou o ano com um total de 5.953 caminhões licenciados, 6% a mais que as 5.612 unidades emplacadas em 2016, segundo dados da Anfavea.
Apesar do avanço, o modelo FH 540 6×4 Tractor perdeu o título de caminhão pesado mais vendido no país para o R 440 A6x2, da Scania, ainda que o feito não seja reconhecido pelo diretor comercial de caminhões da Volvo no Brasil, Bernardo Fedalto. “Se o modelo perde em volume de licenciamentos no comparativo por versão, no conjunto, a linha FH continua à frente de todos os seus concorrentes”, garante o executivo.
A recuperação do mercado de caminhões no Brasil trouxe outro dado positivo. A empresa voltou a operar com um segundo turno de produção, obrigando à contratação de cerca de 100 funcionários no final do ano passado e mais 150 no início de 2018. “A retomada da economia e uma expectativa de crescimento do mercado de caminhões acima de 30% este ano são os grandes motivadores para a expansão”, explica Wilson Lirmann.
Como braço financeiro do Grupo, a Volvo Financial Services (VFS) também obteve um bom resultado em 2017, destacou Valter Viapiana, diretor comercial da empresa, sem detalhar números.