Prefeitura de Curitiba aprova novo sistema de transporte para a cidade

Por Freelers

- janeiro 16, 2017

A prefeitura de Curitiba aprovou a adoção do Projeto Civi (City Vehicle Interconnect), como a melhor alternativa para melhorar o transporte coletivo urbano da cidade. A proposta, que concorria com outros dois projetos , compreende uma rede de cinco corredores de ônibus BRT, por onde irão circular veículos não poluentes e utilizar estações conectadas.

O consórcio vencedor é formado pela Metrocard, que reúne as empresas de ônibus de Curitiba, a Volvo e a construtora Cesbe S.A. – Engenharia e Empreendimentos. Com a aprovação, o próximo passo é abrir uma licitação pública, para dar continuidade ao projeto.

O sistema deve contar com cerca de 300 estações de embarque e desembarque, conectadas por cabos de fibra ótica. Os passageiros terão wi-fi, painéis com informações sobre os horários e as linhas, além de ar-condicionado nos espaços. A rede deve ter aplicativos de celulares específicos com informações em tempo real para os passageiros sobre os serviços.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Cesbe, Carlos de Loyola e Silva, o projeto depois de implementado requalificará Curitiba como exemplo de cidade sustentável. “O aspecto que nos atraiu foi a tecnologia proposta pela Volvo para esse tipo de projeto.

O Civi é um modelo que não tem paralelo no mundo, além de atender as normas da Euro 6 de restrição à poluição, com ônibus híbridos, incorpora conectividade, permitindo prever com exatidão o horário de chegada do ônibus” – explicou. O executivo ressalta que a solução oferece um menor custo em comparação com outros modais de transporte, com capacidade semelhante.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *