Memorial da Segurança no Transporte é inaugurado em Curitiba (PR)

    O Memorial da Segurança no Transporte, único espaço dedicado ao tema na América Latina, foi aberto nesta quinta-feira, 6 de outubro, em Curitiba (PR). Moderno e interativo, o memorial é patrocinado pela Volvo e promove uma visão sobre segurança desde a pré-história até os dias atuais.

    O local foi projetado com o objetivo promover a experimentação, para que o visitante perceba a importância da segurança por meio de atividades lúdicas e interativas.

    O roteiro conduz a uma viagem pela evolução da humanidade pelo ponto de vista da segurança.  Desde os primeiros instrumentos rudimentares da pré-história, criados por um instinto de sobrevivência como forma de proteção de perigos; passando pelo surgimento das cidades e do conceito de mobilidade urbana; até as avançadas tecnologias da sociedade atual, em plena era da internet das coisas.  

    O cinto de segurança de três pontas ganha lugar de destaque pela sua importância. Desde a sua invenção, em 1959, ainda hoje é considerado por especialistas o instrumento que mais salva vida no trânsito todos os anos. Uma mesa tátil permite ao visitante sentir a diferença da aderência dos pneus dos veículos nos diferentes tipos de pavimento, como asfalto seco e molhado, terra, paralelepípedo e até na neve. “Tudo foi pensado para proporcionar uma experiência que leve os visitantes a perceber como a segurança está inserida na sua vida. O objetivo é promover uma educação de trânsito de uma forma leve e ao mesmo tempo impactante”, explica Marco Greiffo, coordenador do Memorial da Segurança.

    O projeto arquitetônico atrai a atenção. Um ônibus biarticulado suspenso no teto percorre quase toda a extensão do memorial e sua frente atravessa a parede para compor a fachada do prédio.  Chama a atenção também uma cabine de caminhão que passou por um “crash test” real.

    Serviço
    Abertura: 06 de outubro de 2016
    Funcionamento: de quarta a sábado das 9h às 17h
    Endereço: Rua Eduardo Sprada, 6.447 – Cidade Industrial – Curitiba PR

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!