A Cummins, fabricante independente de motores a diesel, realiza a primeira edição da “Innovation Week”, que acontece entre os dias 13 e 16 de setembro em Atibaia, interior de São Paulo. O evento, que reúne frotistas, executivos do segmento de reposição e jornalistas especializados, tem o objetivo de confirmar se a percepção de mercado da empresa está alinhada ao que é esperado por seus clientes diretos e usuários finais dos produtos e serviços Cummins.
“Mesmo em um cenário de retração, investimos em tecnologias que visam a redução do custo operacional aos clientes. É com muita honra que inauguramos este evento que vai permitir que todos os nossos sistemas sejam testados e aferidos na prática”, diz Luis Pasquoto, presidente da Cummins Brasil e vice-presidente da Cummins Inc.
A “Innovation Week” reúne desde tecnologias de conectividade e eficiência energética voltadas para o segmento de motores a diesel, até o mais novo lançamento da marca, o motor ISG12. O engenho equipou um VW Constellation 19.320 que esteve disponível para testes.
Com mais de 90 mil unidades fabricadas, o ISG12 é produzido na China e nos Estados Unidos e pode chegar ao mercado brasileiro em breve. O ISG12, que já equipa veículos das chinesas Foton e JAC, foi projetado para rodar 1,2 milhões de km e atender as normas de emissões de gases Euro 6. O motor inaugura a família ISG, com faixa de potência que varia de 375 a 510 hp e baixo peso de apenas 860 kg.
Tecnologias
A tecnologia Adepdt (Advanced Dynamic Efficiente Powertrains), já disponível nos Estados Unidos, também esteve em demonstração para testes em um Ford Cargo 2529. O sistema vem instalado no motor e verifica automaticamente a performance do veículo em tempo real.
Já o EBP, ferramenta que permite ao motorista ajustar as funções do motor para reduzir o consumo de combustível, pode ser personalizada em três diferentes modos: Econômico, para o caminhão vazio ou com pouca carga e sem inclinação; Balanceado, voltado para veículos com carga máxima e inclinação normal; e Performance, para o transporte extrapesado em terrenos de alta inclinação.
Além dessas tecnologias, o software PowerSpec, que possibilita a customização dos motores Cummins produzidos desde 2012, e a plataforma Smart Filtration, que monitora as condições dos filtros através de dados coletados via telemetria, também atraíram as atenções no evento.
Por Andressa Lima