‘Cummins Innovation Week’ apresenta tecnologias de vanguarda

    A Cummins, fabricante independente de motores a diesel, realiza a primeira edição da “Innovation Week”, que acontece entre os dias 13 e 16 de setembro em Atibaia, interior de São Paulo. O evento, que reúne frotistas, executivos do segmento de reposição e jornalistas especializados, tem o objetivo de confirmar se a percepção de mercado da empresa está alinhada ao que é esperado por seus clientes diretos e usuários finais dos produtos e serviços Cummins.

    “Mesmo em um cenário de retração, investimos em tecnologias que visam a redução do custo operacional aos clientes. É com muita honra que inauguramos este evento que vai permitir que todos os nossos sistemas sejam testados e aferidos na prática”, diz Luis Pasquoto, presidente da Cummins Brasil e vice-presidente da Cummins Inc.

    A “Innovation Week” reúne desde tecnologias de conectividade e eficiência energética voltadas para o segmento de motores a diesel, até o mais novo lançamento da marca, o motor ISG12. O engenho equipou um VW Constellation 19.320 que esteve disponível para testes.

    Com mais de 90 mil unidades fabricadas, o ISG12 é produzido na China e nos Estados Unidos e pode chegar ao mercado brasileiro em breve. O ISG12, que já equipa veículos das chinesas Foton e JAC, foi projetado para rodar 1,2 milhões de km e atender as normas de emissões de gases Euro 6. O motor inaugura a família ISG, com faixa de potência que varia de 375 a 510 hp e baixo peso de apenas 860 kg.

    Tecnologias

    A tecnologia Adepdt (Advanced Dynamic Efficiente Powertrains), já disponível nos Estados Unidos, também esteve em demonstração para testes em um Ford Cargo 2529. O sistema vem instalado no motor e verifica automaticamente a performance do veículo em tempo real.

    Já o EBP, ferramenta que permite ao motorista ajustar as funções do motor para reduzir o consumo de combustível, pode ser personalizada em três diferentes modos: Econômico, para o caminhão vazio ou com pouca carga e sem inclinação; Balanceado, voltado para veículos com carga máxima e inclinação normal; e Performance, para o transporte extrapesado em terrenos de alta inclinação.

    Além dessas tecnologias, o software PowerSpec, que possibilita a customização dos motores Cummins produzidos desde 2012, e a plataforma Smart Filtration, que monitora as condições dos filtros através de dados coletados via telemetria, também atraíram as atenções no evento.

    Por Andressa Lima

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!