ZF atinge a marca de 100 mil transmissões 6S480 produzidas no Brasil

A empresa comemora o marco e atribui o resultado à qualidade do produto e também ao segmento de aplicação

Transmissões

A ZF acaba de atingir a marca 100 mil unidades de transmissões 6S480 de seis velocidades produzidas. A fabricação ocorre na linha de montagem da ZF em Sorocaba (SP) inaugurada em setembro de 2016. Desde então, a tecnologia vem equipando, em sua maioria, vans de passageiros e de cargas em utilização no Brasil.

Na opinião de Silvio Furtado, Vice-Presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial ZF América do Sul, o resultado é reflexo da alta qualidade da transmissão e do perfil de aplicação. “Hoje, destinado a um segmento que cresce a cada dia no Brasil, como é o caso do transporte urbano e de entregas delivery nas grandes cidades. Esse segmento trouxe uma dinâmica acelerada à produção, que supera 100 unidades/dia na ZF”, avalia.

Além disso, a empresa destaca que completou uma sequência de mais de 32 mil transmissões produzidas sem falhas, “o que é uma marca diferenciada para qualquer linha de produção”, destaca Alexandre Brito, diretor de operações da ZF América do Sul.

A unidade brasileira se tornou o maior site de produção deste tipo de transmissão no mundo, seguida pela Hungria, que detém 30% da produção global da transmissão. Considerando uma média de suas versões e aplicações disponíveis atualmente, o seu índice de nacionalização ultrapassa 50%, com os demais componentes provenientes da Europa, Argentina e outros países.

Informações técnicas

A 6S480 é aplicada no setor de caminhões e micro-ônibus de até sete toneladas e para caminhonetes e vans de até 3,5 toneladas.  Possui seis velocidades, mecânica e sincronizada, capacidade de torque de entrada de até 480 Nm. A transmissão apresenta funções como Hill Assist (assistente de rampa) e identificação de marchas.

Trata-se de uma transmissão mais leve com um pacote de sincronização e sistema de trambulação otimizado que permite maior precisão nas trocas de marchas. Com isso, é possível que o motor trabalhe em uma faixa mais baixa de rotação, em sexta marcha, otimizando o consumo de combustível.

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