Na última terça-feira (20) a Reiter Log, sediada no Rio Grande do Sul, confirmou a compra de dez unidades do caminhão E7-49T 6×4 , fabricado pela XCMG. Com capacidade para 49 toneladas de peso bruto, o cavalo mecânico tem autonomia de 150 km e foi negociado por 1,3 milhão de reais cada unidade. Essa é a maior venda já feita pela chinesa XCMG envolvendo veículos elétricos aqui no Brasil.
Com a aquisição, a Reiter Log conta atualmente com uma frota de 55 caminhões elétricos. Segundo Vanessa Reiter Pilz, diretora de ESG da empresa logística, a transportadora aposta cada vez na sustentabilidade para expansão. “Muitos clientes levam em consideração, na hora de escolher a Reiter, esse viés sustentável. Dá pra afirmar que nossa operação cresceu cerca de 30% nos últimos meses por conta disso. A meta é ter 100% da frota com zero emissão de carbono até 2035.”
Os caminhões têm 3 anos de garantia total e um adicional de 2 anos para as baterias.
Agressividade da XCMG
A fabricante chinesa mostrou estar apostando alto no setor de elétricos no Brasil. Desde que começou a comercializar esse tipo de caminhão por aqui, as entregas somaram cerca de 130 unidades (sendo 50% para transportadores brasileiros). A meta é triplicar esse número em 2024. Além disso, a montadora se apresentará na FENATRAN como uma marca full liner de elétricos.
A projeção de crescimento se ancora no preço competitivo oferecido pela marca. Ricardo Senda, diretor da divisão de elétricos da XCMG, explica que a origem da empresa explica essa vantagem. “A China vai dominar o mundo em relação a eletrificação. A nossa tecnologia e o volume de produção é o que ajudam a chegar nesse valor. Esse caminhão hoje está na 3ª geração, enquanto outras empresas ainda estão na fase de desenvolvimento. Essa é a diferença.” Entretanto, ele lembra que, em teoria, o preço deve aumentar cerca de 12% por conta da nova política de impostos de importação.
XCMG também terá caminhões elétricos disponíveis para aluguel.
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Centro de Pesquisa e Desenvolvimento
Dentro da sua sede em Pouso Alegre (MG), a fabricante construiu, com apoio do estado do Minas Gerais, um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento com a ideia de nacionalizar a tecnologia e a produção desses veículos no paísi Atualmente, o E7-49T 6×4 é inteiramente importado da China.
“Queremos tornar todos os passos nacionais. Estamos trazendo parceiros e fornecedores para montar uma cadeia completa no Brasil. Depois da XCMG, mais empresas chinesas vem demonstrando sua intenção de investir na criação de um polo industrial no país. Talvez o primeiro voltado para a fabricação de veículos elétricos aqui”, reforça Tian Dong, vice-presidente da XCMG.
Recentemente a empresa chinesa anunciou um investimento geral de 270 milhões na sua unidade no Brasil. Tian Dong afirmou que cerca de 10% desse montante foi destinado para o centro de pesquisa e que os estudos não se limitarão aos elétricos. A motorização a etanol está em pauta também. “Ainda não sabemos quando iremos a montar os primeiros caminhões 100% elétricos no Brasil. Daí a importância do centro de desenvolvimento, para nos ajudar nessa tarefa”.
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