No esforço de marcar terreno, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) mostrou em primeira mão seu protótipo de ônibus 100% elétrico, na versão Padron. Desenvolvido pela Engenharia da fábrica no Brasil, o modelo pretende aproveitar as plataformas existentes para agilizar o desenvolvimento e reduzir custos. Sua plataforma terá três módulos principais – frontal, central e traseiro -, que permitirão a oferta de múltiplas configurações para uso no transporte urbano de passageiros.
Segundo a fabricante, a novidade possibilita ainda criar diferentes arranjos e combinação de módulos, para derivar novos modelos elétricos do veículo base. Alem disso, os pacotes modulares são totalmente independentes, para permitir a utilização de diferentes componentes e conceitos.
O veículo faz parte da estratégia da marca de se colocar como importante player no mercado de veículos elétricos. E, mais do que isso, fazer frente à concorrência com os ônibus de origem chinesa que começam a aportar no Brasil.
Leia também: Governo garante desconto em multas nas rodovias estaduais de São Paulo
