Desde que o STF derrubou trechos da Lei do Motorista, de 2015, no dia 30 de junho, o assunto virou pauta primordial na classe. Ao todo foram 11 trechos debatidos, entre eles, o cancelamento da cumulatividade e fracionamento dos descansos semanais remunerados em viagens de longas distâncias.
De acordo com Adriano Depentor, presidente do conselho superior e de administração do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), as mudanças na lei são um retrocesso para o setor,” existe uma perda de produtividade nas operações, porque ocorrerá muita demora no tempo de carga e descarga, e a infraestrutura de algumas regiões são precárias para descanso”.
Por isso o SETCESP vem realizando uma série de debates on-line para esclarecer pontos sobre o tema. Quase que semanalmente a entidade abre live no youtube.com/TVSETCESP para elucidar as principais adequações que as transportadoras terão que fazer para se adaptar às essas mudanças. A próxima será transmitida no dia 4 de agosto, às 9h.
LEIA MAIS: Nova embalagem tem potencial para substituir as caixas de papelão

