Em um experimento pioneiro que percorreu mais de quatro mil quilômetros por estradas brasileiras, a caravana “Rota Sustentável COP 30” demonstrou resultados expressivos na substituição de combustíveis fósseis por biocombustível avançado. Testes técnicos realizados com uma frota de caminhões e ônibus Mercedes-Benz movidos a 100% de biocombustível Be8 BeVant registraram uma redução de 99% nas emissões de gases de efeito estufa na avaliação “tanque à roda”, que contabiliza apenas as emissões diretas do veículo durante o uso. Este dado preliminar, auditado pelo Instituto Mauá de Tecnologia, foi divulgado às vésperas da COP30, conferência climática que Belém, ponto de chegada da caravana, sediará.
A iniciativa, uma parceria entre a Mercedes-Benz do Brasil e a produtora de biodiesel Be8, partiu de Passo Fundo (RS) no dia 20 de outubro, com o objetivo experimental de comparar o desempenho ambiental dos motores Euro 6 com tecnologia BlueTec 6. A frota foi composta por dois caminhões Actros Evolution 2553 6×2 e dois ônibus O 500 RSDD 8×2, abastecidos alternadamente com diesel comercial B15 e com o biocombustível Be8 BeVant. A drástica redução de 99% no conceito “tanque à roda” é explicada pela natureza renovável do biocombustível, produzido a partir de fontes como o óleo de soja, que sequestra CO₂ da atmosfera durante o cultivo da biomassa, praticamente compensando o carbono emitido pela queima no motor.
Quando analisado o ciclo de vida completo “poço à roda”, que engloba desde a produção do combustível até a sua queima nos veículos, os dados preliminares apontam uma redução de aproximadamente 65% nas emissões de CO₂ equivalente. De acordo com Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil, este percentual significativo só não é maior devido à adoção prévia do B15 no mercado brasileiro. Ele projetou que um veículo abastecido com Be8 BeVant deixará de emitir cerca de 532 toneladas de CO₂ equivalente ao longo de 700 mil quilômetros, distância prevista na norma Proconve P8 (Euro 6).
Pareceres
O Instituto Mauá de Tecnologia, responsável pelas medições, assegurou a credibilidade dos resultados através de uma metodologia robusta, alinhada a padrões internacionais como o Protocolo GHG e a ISO 14064, e utilizando dados certificados por programas como RenovaBio e ISCC. Renato Romio, chefe da divisão de motores e veículos do Instituto, ressaltou a importância da aplicação prática dessa expertise para orientar políticas públicas e inovações no setor de transportes.
Para os representantes da Be8, os resultados validam o biocombustível 100% como uma ferramenta imediata e acessível para a descarbonização do transporte de carga e passageiros. Camilo Adas, diretor de Transição Energética da Be8, afirmou que o objetivo de demonstrar a solução “para o agora” foi plenamente atingido. Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8, complementou que o desempenho em consumo e potência foi equivalente ao diesel, porém com emissões significativamente menores.
A Mercedes-Benz enfatiza que o projeto reforça seu compromisso com a neutralidade de carbono, alinhado aos princípios do Acordo de Paris. A empresa ressalta, contudo, que os veículos no Brasil estão atualmente autorizados a usar até B20, e que o uso do biocombustível 100% requer acompanhamento técnico e condições experimentais autorizadas pela ANP, não sendo ainda recomendado para uso geral sem supervisão. A parceria entre as empresas seguirá durante a COP30, com a exposição de um dos caminhões movidos a BeVant no estande da Be8 na Green Zone do evento, apresentando a tecnologia a autoridades e especialistas internacionais.
