Programas de fidelidade avançam no transporte de passageiros

A pesquisa realizada pela Abrati revela também que as viagens pelo modal ganharam a preferência dos viajantes

Rodoviário de passageiros

Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) aponta espaço para crescimento de programas de fidelidade no transporte rodoviário de passageiros. Hoje, 88% dos passageiros não estão registrados em nenhum programa de vantagens e 59% não possuem instalado no celular qualquer aplicativo das empresas de ônibus.

O estudo também revela que as viagens de ônibus ganharam bastante a preferência dos viajantes. Entre as pessoas que participaram da pesquisa, 80% responderam que, entre setembro de 2021 e 2022, trocaram pelo menos uma viagem de avião ou carro pelo ônibus e 42% afirmaram que o preço foi o principal motivo para essa mudança.

Outro resultado que chama a atenção, segundo a Abrati, é que apesar de extremamente bem avaliado por quem utiliza o serviço, hoje, 46% não encontram com facilidade informações sobre as empresas, rotas, horários e preços das passagens. “Isso demonstra a oportunidade que temos para aumentarmos a conexão com o consumidor por meio de ferramentas que facilitem a sua compreensão e possibilitem mais satisfação na hora da sua compra”, pontua Letícia Pineschi, porta-voz da Abrati.

Leia também: Abrati alerta para colapso no transporte regular de passageiros

A pesquisa ainda se aprofundou um pouco mais nesse tema e quis saber qual serviço seria determinante para influenciar a escolha para essa troca. Para 59% das pessoas, a possibilidade de viagens expressas e maior facilidade na compra das passagens, o que envolve os meios de realizar a compra ou parcelamento, são significativos. E apesar de o custo ser importante fator de escolha do passageiro, 73% deles pagariam um pouco mais por itens de bordo como lanche e kit viagem.

A pesquisa é a segunda edição realizada por meio das redes sociais do “Juntos a Bordo” e que contou com a resposta de 320 pessoas. O objetivo foi entender a expectativa dos viajantes e quais os rumos o setor rodoviário deve tomar.

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