Restrição de caminhões agora é das 4h às 10h e das 16h às 22h durante a semana
Os caminhões que trafegam pela cidade de São Paulo terão que se adequar a um novo horário de circulação a partir desta segunda-feira (12). A Secretaria Municipal de Transportes irá ampliar a restrição em dez vias da capital paulista com o objetivo de facilitar o tráfego dos demais veículos nos horários de pico.
Com ela, os caminhões ficarão impedidos de circular por algumas avenidas da cidade de segunda a sexta, das 4h às 10h e das 16h às 22h. Aos sábados a restrição será das 10h às 14h, exceto feriados.
A restrição será na Marginal Tietê, entre a Ponte Aricanduva e a entrada da Rodovia dos Bandeirantes; nas avenidas Salim Farah Maluf, Professor Luis Ignácio de Anhaia Melo, Tancredo Neves, Presidente Wilson, Avenida do Estado, Paes de Barros, Ermano Marchetti, Marquês de São Vicente e na Rua das Juntas Provisórias.
A CET começará a fiscalizar o trânsito destas vias a partir desta segunda-feira, mas apenas para orientação dos motoristas. As multas só passarão a ser aplicadas no mês de janeiro – a data ainda não foi divulgada. A multa para os veículos que desrespeitarem a regra será de R$ 85,12, considerada uma infração média, com quatro pontos na carteira de habilitação.
Alguns veículos serão isentos dessa zona de restrição. Segundo a CET, os Veículos Urbanos de Carga (VUCs), caminhões de até 6,3 metros de comprimento, caminhões de urgência, socorro mecânico de emergência, cobertura jornalística, obras e serviços de emergência, Correios e sinalização de trânsito emergencial estão liberados.
Das 4h às 10h, os veículos de concretagem e concretagem-bomba, remoção de terra em obras civis, feiras livres, mudanças, coleta de lixo e de transporte de produtos alimentícios perecíveis também estarão liberados da restrição. Das 16h às 20h, somente os de transporte de valores serão permitidos.
De acordo com a companhia, a implantação dessas restrições também visa diminuir o número de ocorrências envolvendo caminhões, principalmente nos horários de pico. A CET promete implantar cerca de 2 mil placas de sinalização pelas vias para informar sobre a nova regulamentação.
G1