Stellantis anuncia retrofit elétrico para Peugeot Partner

A empresa pensa em expandir ideia para outros modelos do grupo, como a Fiorino

Pensando em sustentabilidade, a adaptação de veículos a diesel se torna pauta. Não só produzir novos elétricos, mas “recuperar” os já existentes. É em cima desse conceito que a Stellantis deixou público o seu projeto de retrofit elétrico no Partnet Rapid.

Retorfit é um conceito que surgiu, primeiro, para recuperar prédios na Europa. Estruturar antigas era recuperar sem perder o design original. No mundo dos motores isso já apareceu quando começou a se converter motores de gasolina para álcool, ou então com o kit gás gnv que até hoje é instalado em carros de passeio ou de pequena carga.

A ideia é retirar o powertrain padrão e instalar, literalmente, um kit elétrico. Engenheiros trabalham nisso desde 2023 e atualmente o projeto ainda não está pronto, já avançou bastante. Participam do desenvolvimento o SENAI, junto com WEG e FuelTech.

Flávia Marsengo, diretora de e-mobility da Stellantis, comenta em que pé está essa história: “Atualmente ainda estamos trabalhando e testando junto com parceiros, simulando esse uso comercial, mas já tivemos bons resultados. O motor produz 95 cavalos de potência e 14 kgfm de torque. O câmbio será mantido, não vai ser necessário mudar. O próximo passo é trabalhar para diminuir o peso do kit (200kgs). Isso tira muito da capacidade de carga do carro, mas vamos mudar”.

Peugeot Partner
Motor já adaptado

As baterias possuem 33 kWh de capacidade, ficam no baú de carga e até o momento só suportam o carregamento lento (6,6 kW). Esse é o primeiro passo de um projeto que busca a expansão para outros utilitários também, como veículos da FIAT, a Fiorino por exemplo.

O protótipo ainda não tem data de lançamento ou preço, mas a diretora explicou que o conceito é ser acessível ao pequeno empresário. “Internamente nós comparamos muito com o kit gás GNV, por exemplo. A proposta é oferecer um veículo elétrico acessível para aquele empresário que não roda tanto, em média 100 quilômetros diários”. Finaliza.

Peugeot Partner
O baú foi dividido em duas partes para a alocação da bateria embaixo

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