Diretor geral alerta para possível recuo, se economia não avançar
José Rubens Vicari, diretor geral da Honeywell Turbo Technologies (foto), fabricante de turbos Garrett, acredita que em 2012 a empresa poderá repetir os resultados de 2011, quando houve um crescimento de 12% nas vendas. Se a economia brasileira fraquejar, especialmente por influência das dificuldades na Europa, ele afirma estar preparado para enfrentar uma redução de até 8%, em volume.
Vicari afirma que as dificuldades no próximo ano começarão no primeiro trimestre, com férias coletivas em janeiro e baixo volume de encomendas depois da mudança na legislação de emissões.
O segmento OEM (10% no exterior) representa 60% da produção da Honeywell, de 250 mil turbos em 2011, e concentra-se em aplicações diesel. Os outros 40% vão para a reposição, metade para o mercado interno e metade para exportações.
Novos projetos
Vicari assegura que a filial brasileira está pronta para atender os projetos locais visando ao lançamento de motores alimentados por turbo, em veículos leves ou comerciais a diesel. A gama de produtos Garret envolve microturbos, para motores com capacidade abaixo de 1,0 litro, e soluções utilizadas em propulsores das demais capacidades envolvidos em projetos globais de downsizing .
Como regra geral, os projetos de turbos disponíveis no exterior devem ser adequados ao uso na região, seja para ajustes ao combustível ou a diferenças de altitude, exigindo produtos mais robustos. Assim como a BorgWarner, a Honeywell acredita que a modernização dos motores Otto brasileiros, com a introdução de plataformas globais e downsizing, começará a se concretizar em três a quatro anos, abrindo novas oportunidades para os fabricantes locais de turbos.
Christian Streck, gerente de engenharia, informa que os microturbos atendem motores de dois ou três cilindros e capacidade cúbica até 1.0 litro, adequados aos carros pequenos de mercados emergentes. O objetivo, nesse caso, é otimizar o uso de combustível, reduzir emissões e garantir melhor dirigibilidade dos veículos.
Criada pela Honeywell, a geometria variável para as pás de rotores promete padrões de eficiência elevados no esforço para menor consumo de combustível e controle de emissões de CO2. “O turbo VNT de última geração proporciona desempenho expressivo dos motores em qualquer regime de rotação e redução de peso”, assegura Streck.
O engenheiro destaca também o sistema de dois estágios, combinando turbo pequeno de alta pressão e outro maior, paralelamente. Há também rotores de compressor de dupla face e um estágio da turbina, capazes de proporcionar desempenho de um turbo de dois estágios, e o VNT DutyDrive, de geometria variável, para os segmentos de veículos comerciais médios e pesados, em sistemas de recirculação dos gases de escape (EGR).
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