sexta-feira, dezembro 8, 2023
Início Site

MINUTO FROTA&CIA #49 – 08/12/2023

O Minuto Frota&Cia traz um resumo das notícias que foram destaque no mundo dos transportes nesta semana.

DHL aumenta o foco em ESG e vai trocar cerca de 2 mil veículos

0

A DHL Supply Chain está implementando uma Política Global de Transporte Verde que sinaliza o seu foco voltado para o ESG. A empresa, como medida inicial, fará a transição de cerca de 2 mil dos seus veículos de motores de combustão convencional no mundo para alternativas mais ecológicas, como hidrogênio, biogás, eletricidade ou óleo vegetal tratado com hidrogênio. Nos próximos três anos, a DHL Supply Chain comprometeu-se com um investimento adicional global de 200 milhões de euros em alternativas aos combustíveis fósseis.

Na América Latina, a DHL Supply Chain anunciou recentemente um investimento de 500 milhões de euros em um plano de cinco anos que inclui projetos de descarbonização da frota regional através de alternativas mais verdes, entre outras iniciativas. Atualmente, na região, existem mais de 160 veículos operando com alternativas ecológicas – movidos por eletricidade, gás ou com sistema híbrido -, sendo 85 no Brasil.

Nosso objetivo ambicioso é ter 30% de unidades e combustíveis sustentáveis na nossa frota própria até ao final de 2026, aproveitando o potencial das alternativas de combustíveis verdes através da nossa pioneira Política de Transportes Verdes. Ao fazer isso, não estamos apenas estabelecendo um novo padrão na indústria, mas também reforçando nosso compromisso inabalável com as gerações futuras”, enfatiza Oscar de Bok, CEO da DHL Supply Chain, sobre a política global.

LEIA MAIS: Etanol transformado em hidrogênio pode ser alternativa para o Brasil

Rede Graal vai montar estações de recarga pelo Brasil

0

A Rede Graal investirá cerca de R$ 15 milhões em estações de recarga ultrarrápidas e semirrápidas para veículos elétricos. Os carregadores serão implementados em 37 das 50 unidades da bandeira ao longo do primeiro semestre de 2024, localizadas nas principais rodovias dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Ao todo são 74 equipamentos que foram adquiridos das empresas WEG, ABB e BYD. Eles são capazes de abastecer os veículos elétricos em apenas 20 minutos, em média.  Serão duas estações de carregamento em cada base, utilizando a plataforma digital e serviços de operações e manutenção da empresa de soluções de mobilidade elétrica Move.

“Estamos orgulhosos em participar do novo momento da eletromobilidade no Brasil ao proporcionar a melhor infraestrutura possível para a recarga de veículos elétricos e híbridos nas principais rodovias do país. A implementação de novos Eletropostos é mais uma contribuição da empresa para um futuro mais sustentável e confiável para aqueles usuários que trafegam nas estradas”, afirma Helio Athia Jr., Diretor de Marketing da Rede Graal.

LEIA MAIS: Mini caminhão vira escola de trânsito na Transportes Cavalinho

Índice ABCR avança 1,4% em novembro

0

O Índice ABCR chegou à marca de 1,4% de aumento no mês de novembro. Mantida a comparação dessazonalizada, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves aumentou 1,0%, enquanto veículos pesados demonstrou relativa estabilidade (0,1%). Comparado ao mesmo período de 2022, o índice total aumentou 7,8%, determinado pela alta de 7,9% de leves e 7,4% de pesados.

Thiago Xavier e Davi Cardoso, analistas da Tendências Consultoria, comentaram os números no segmento dos pesados.

Já o fluxo de pesados demonstrou estabilidade em novembro, após crescimento no mês anterior, mantida a comparação dessazonalizada. A despeito do dado mensal, o segmento também se encontra situado em patamar historicamente elevado e foi favorecido pela influência positiva do escoamento da produção agrícola e das mudanças no perfil de consumo. Entretanto, o fim das colheitas de safras recordes e a estagnação da produção industrial nos últimos meses atuam como limitadores para o desempenho corrente”.

São Paulo

Em São Paulo, o fluxo pedagiado total de veículos subiu 1,5% comparado a outubro, em termos dessazonalizados. O segmento de leves apresentou alta de 1,2%, enquanto pesados registrou relativa estabilidade (-0,1%).

Em relação ao mesmo período de 2022, o índice total aumentou 7,7%. O fluxo pedagiado de veículos leves cresceu 8,0%, enquanto o fluxo de pesados aumentou 6,8%. Nos últimos doze meses, o índice total acumula alta de 6,2%, fruto do aumento de 7,2% de leves e 2,9% de pesados.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o fluxo total cresce 2,0% comparado a outubro, em termos dessazonalizados. O resultado decorreu da elevação de 2,6% de veículos leves, enquanto pesados recuou 0,3% no mês.

Na comparação com novembro de 2022, o índice total registrou aumento de 7,8%. O resultado foi determinado pela alta de 8,4% de leves e 5,2% de pesados, mantida a métrica de comparação interanual. Nos últimos doze meses, o índice total acumula crescimento de 4,2%, fruto da alta de 4,7% dos veículos leves e de 1,8% dos veículos pesados.

LEIA MAIS: Mini caminhão vira escola de trânsito na Transportes Cavalinho

Média nacional do preço do diesel aumenta no tipo comum e no S-10

0

Em novembro, o preço médio nacional do litro do diesel comum fechou com aumento de 0,65% (R$6,19) em relação a outubro. Já o S-10 teve um acréscimo de 0,16% (R$6,36). Os dados são do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), um levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível credenciados da marca.

“Já no comparativo com a primeira quinzena de novembro, o diesel comum registrou uma queda de 0,32%, enquanto o tipo S-10 teve redução de 0,62%”, explica Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil. “Apesar da queda registrada no período, ambos continuam com um preço médio acima de R$6, marca atingida em setembro de 2023 e mantida até o momento”, completa.

Regiões brasileiras

Todas as regiões do país passaram por uma redução nos preços dos dois tipos de diesel no comparativo com a primeira quinzena do mês, variando entre 0,29% e 0,78% para o diesel comum e de 0,44% a 0,91% para o diesel S-10. O Norte apresenta o valor mais elevado para ambos, atingindo R$6,77 no diesel comum e R$6,76 no S-10, enquanto o Sul se destaca pelos preços mais acessíveis: R$5,96 no diesel comum e R$6,09 no S-10.

“Na análise das regiões, observa-se que o diesel S-10 é cerca de 10% mais econômico no Sul do que no Norte, enquanto o tipo comum tem uma diferença de, aproximadamente, 12%, sendo também mais acessível no Sul em comparação com o Norte”, afirma Pina.

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log. Além disso, a marca administrada 1 milhão de veículos, ao todo, com uma média de oito transações por segundo.

Leia também: Preço do diesel cai 0,44% na terceira semana de novembro

Marcopolo consolida liderança como fornecedora do Caminhos da Escola

0

A Marcopolo consolida a sua liderança como uma das maiores fornecedoras de veículos escolares para o programa Caminho da Escola, criado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A companhia poderá fornecer até 7.720 unidades para as secretarias de Educação de municípios de todo o País, que podem ser encomendados e entregues até o primeiro semestre de 2025.

A fabricante está habilitada a fornecer 2.120 micro-ônibus da marca Volare, com diferentes configurações, além de 5.600 outras unidades com carrocerias da marca Neobus, em parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Há anos na iniciativa

“Esta conquista demonstra a expertise da Marcopolo no desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades e diferentes características das cidades brasileiras, com veículos de diversos tamanhos e capacidades, inclusive com tração 4×4, piso baixo e transmissão automática”, enfatiza Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

O executivo destaca que a Marcopolo foi a primeira fabricante brasileira a desenvolver e lançar um modelo específico para o transporte escolar, o Volare Escolarbus. Apresentado em 1999, o veículo se transformou em referência para o mercado nacional.

Licitação de 2023

Na licitação deste ano do programa Caminho da Escola, a Volare foi credenciada a fornecer 1.100 unidades do modelo Attack 8 4×4 (ORE1 4×4), sendo 100 veículos com transmissão automática; 840 unidades do Volare Access (Onurea2), sendo 40 com transmissão automática, e 180 do modelo Attack 8 (ORE1) com transmissão automática.

Além desses veículos, a Marcopolo fornecerá carrocerias para outros 5.600 ônibus da Volkswagen Caminhões e Ônibus, sendo 4.000 veículos na configuração ORE 1, com chassi Volksbus 8.180E e carroceria Neobus Thunder, e mais 1.600 unidades Onurea, com chassi Volksbus 8.180 e carroceria Neobus Thunder, todos com capacidade para transportar até 29 estudantes e duas opções de acessibilidade – plataforma elevatória ou dispositivo de poltrona móvel (DPM).

Leia também: Marcopolo anuncia investimento milionário em elétricos

Mini caminhão vira escola de trânsito na Transportes Cavalinho

A Transportes Cavalinho foi premiada na 9ª edição do Prêmio de Sustentabilidade do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) na categoria Responsabilidade Social. O case vencedor foi o projeto socioeducativo “Mini Truck”, que convida crianças a aprenderem sobre educação no trânsito, sustentabilidade, ética e responsabilidade.

Transportes Cavalinho
O projeto socioeducativo já contou com a participação de cerca de 500 crianças

Segundo Paulo Ossani, CEO da empresa, a iniciativa utiliza uma réplica perfeita de um cavalo mecânico em escala reduzida, que circula com crianças em seu interior simulando situações de trânsito. “A idéia surgiu cerca de dez anos atrás, com o propósito de oferecer para as crianças carentes de uma comunidade próxima da matriz da empresa, a oportunidade de conhecer um brinquedo dessa envergadura para transferir conhecimento ligado à educação no trânsito”.

Para dar suporte ao projeto, a estrutura conta com a ajuda de cerca de 40 colaboradores voluntários, que se revezam em times de dez pessoas para cada encontro. Nas contas da empresa, o investimento no projeto foi de mais de R$ 60 mil. Porém, para a Cavalinho, o mais importante de tudo é o impacto que a ideia produz na sociedade. Apenas em 2023, o Mini Truck foi visto por mais de 2 mil pessoas, com a participação de cerca de 500 crianças.

Ouça no Spotify: Entrevista completa com Paulo Ossani

Montando o mini caminhão

Uma vez que não existia qualquer empresa que fabricasse esse tipo de veículos, Paulo conta que foi preciso desenvolver e construir o mini truck por conta própria, com ajuda de sua Equipe de Manutenção. Primeiro adquiriram um quadriciclo e adaptaram para caber em uma réplica de chassi de caminhão. Depois projetaram a cabine e agregaram peças de veículos como faróis, espelhos etc, até chegar a versão final que foi testada e aprovada.

Transportes Cavalinho
Mini Truck desenvolvido pela equipe de manutenção da Cavalinho

Para tornar o cenário ainda mais realista, a empresa construiu uma pista em um espaço anexo ao seu Centro de Treinamento, com faixas que simulam ruas e cruzamentos. Além de uma sala para receber os visitantes, equipada com cadeiras escolares e toda a infraestrutura de treinamento.

Duas etapas

Gabriele Moraes, analista de Comunicação da Transportes Cavalinho, explica que o projeto Mini Truck foi dividido em duas etapas. “Na primeira, recepcionamos as crianças no espaço reservado para essa finalidade, apresentamos os voluntários que passariam a tarde com eles e seguimos para a parte teórica. Nessa fase, destacamos regras de trânsito e de responsabilidade social e ambiental, como o uso do cinto de segurança e não jogar latinhas de refrigerante pela janela do carro, entre outros conceitos”.

Transportes Cavalinho
Pista com faixas de trânsito e cruzamentos para atividade educativa

Concluída essa etapa, as crianças são convidadas para irem ao pátio, onde terão a oportunidade de dar uma volta, com um motorista profissional, no mini truck. Durante o percurso, o instrutor questiona os alunos sobre o significado de cada placa de trânsito, se devem seguir ou parar no cruzamento, o que indica o semáforo e por aí afora, com o propósito de enfatizar o aprendizado teórico.

A experiência revela a importância do transporte rodoviário de cargas na vida das pessoas. Chamamos a atenção das crianças para o fato de que, desde a hora em acordamos até quando vamos dormir, nós consumimos produtos para nossa sobrevivência que foram transportados por um caminhão”, ressalta Ossani.

Assista no YouTube: Entrevista completa com Paulo Ossani

Iniciativa de sucesso

Transportes Cavalinho
Cartilha de educação no trânsito distribuída para as crianças

Com o sucesso do programa, a Cavalinho decidiu estender para outras filiais e participar de eventos automotivos e empresariais com o mini truck. O projeto, hoje, conta com um calendário anual, que busca atender todas as escolas estaduais no entorno da empresa no país.

Ao final de cada encontro, os participantes recebem uma folha personalizada, chamada de feedback, aonde eles desenham tudo que eles aprenderam naquela tarde com os voluntários do projeto. “Não foram poucas as vezes que as crianças correm abraçar os voluntários e dizem que foi o melhor dia da vida delas”, comenta Gabrielle, ao lembrar que os filhos dos funcionários da empresa também são beneficiários do projeto.

Confira um pouco mais sobre o projeto

Mais detalhes do projeto: Revista Frota&Cia edição 252 – Especial Transporte Sustentável

Leia também: Setcesp revela vencedores do 9ª Prêmio de Sustentabilidade

ANFAVEA projeta 2024 com otimismo

Faltando poucos dias para o término do ano, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) divulgou hoje o balanço estimado do setor automotivo em 2023, além das projeções para 2024. A expectativa é que o próximo ano seja de crescimento de um modo geral.

O ano que se encerra foi marcado por aumento relevante no mercado interno, estabilidade na produção e queda nas exportações. Para o próximo ano, a estimativa é de mais um degrau de crescimento, não só de vendas, mas também nos outros dois principais indicadores da indústria automobilística.

Mercado Interno

Depois de um primeiro semestre aquém do esperado, houve um relevante aumento no ritmo de vendas de veículos a partir de agosto, atingindo média de 10,6 mil unidades/dia em novembro. O ano deverá fechar com 2,29 milhões de emplacamentos, alta de 8,8% sobre 2022, acima dos 6% projetados pela entidade.

No segmento de pesados, os ônibus tiveram surpreendente crescimento de 18,8% no ano, graças sobretudo à maior demanda por modelos de uso rodoviário. Já os caminhões,
conforme o previsto, registraram queda de 15,2% após a forte antecipação de compras ocorrida em 2022, na esteira da nova fase de legislação de emissões que elevou os custos dos produtos. Para 2024, a ANFAVEA projeta vendas de 2,450 milhões de auto veículos, uma elevação de 5,8% sobre 2023. Na divisão por grandes segmentos, espera-se alta de 5,3% para automóveis e comerciais leves, e de 14,1% para veículos pesados.

Produção

Apesar do crescimento do mercado interno, a produção recuou 0,5% no ano, em função da queda nas exportações e do aumento relevante das importações. A estimativa, faltando poucos dias para o encerramento do ano, é de uma produção acumulada de 2,359 milhões de auto veículos. Para o próximo ano, a expectativa da ANFAVEA é para um crescimento de 4,7% nesse volume, o que representa 2,470 milhões de unidades produzidas. “Precisamos de todo o esforço conjunto das empresas e da sociedade para aumentar nossa produtividade, mas acredito que só em 2026 recuperaremos os níveis registrados antes da pandemia”, afirmou o Presidente Márcio de Lima Leite.

Exportações

Depois de um 2022 de forte crescimento, os embarques neste ano recuaram 17%, com 399 mil unidades. Além do encolhimento no mercado doméstico de importantes destinos, como Chile e Colômbia, houve uma sensível perda de participação dos produtos brasileiros na Argentina, nosso principal parceiro comercial, a ponto de ele ser superado pelo México pela primeira vez na história. Para 2024, a projeção da ANFAVEA é de exportações totais de 407 mil unidades, leve alta de 2% na comparação com 2023.

LEIA MAIS: Revalidação Ordinária obrigatória do RNTRC está em andamento

Mercedes-Benz anuncia mudanças no board com a saída de Roberto Leoncini

0

Depois de 10 de atuação na Mercedes-Benz, Roberto Leoncini deixa o cargo de vice-presidente de Vendas e Marketing da empresa para se tornar seu mais novo Conselheiro de Negócios. Durante sua gestão, a marca da estrela de três pontas, assumiu um novo protagonismo no mercado de caminhões e ônibus, ao adotar uma postura comercial muito mais agressiva que possibilitou alcançar ganhos de participação e muito maior relevância.

Formado em Engenharia Mecânica com pós-graduação em Negócios, Leoncini foi um dos responsáveis pelo lançamento das famílias Actros e Arocs, de caminhões extrapesados. E o principal mentor da iniciativa “As estradas falam. E a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”; uma vitoriosa estratégia de marketing com foco no atendimento do cliente.

Antes da Mercedes-Benz, o executivo teve um importante papel junto à fábrica Scania, onde trabalhou de 1988 a 2014 em diversos postos de liderança, até chegar à condição de Diretor Geral da montadora pelo período de quatro anos.

Foco no cliente

Em evento que reuniu a Imprensa, o presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, Achim Puchert, agradeceu o ex-colaborador por suas excelentes contribuições à Empresa nos últimos anos. “Com sua mentalidade centrada no cliente, ele nos ajudou a entender a jornada do cliente com a nossa marca, conhecendo e se preocupando com suas reais necessidades”.

Jefferson Ferrarez

Com a saída de Roberto Leoncini, a empresa aproveitou para separar as operações de caminhões e ônibus, com a criação de duas diretorias distintas, que irão integrar o Board  da empresa no Brasil. Para a primeira, a empresa designou Jefferson Ferrarez (à esquerda) que assume como Vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões, além de responsável pelas vendas de Caminhões para Overseas e pelo Desenvolvimento da Rede de Concessionários.  A segunda, por sua vez, será comandada por Walter Barbosa (à direita), que assumirá como Vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus.

 

LEIA MAIS: Revalidação Ordinária obrigatória do RNTRC está em andamento

Auto Viação Chapecó renova frota com 20 ônibus Volkswagen

0

A Auto Viação Chapecó anunciou que está renovando sua frota. Cerca de 20% dos veículos da frota estão sendo renovados. Com 93 unidades, sua frota roda em média 450 mil quilômetros por mês, transportando mais de 1.100.000 passageiros. Cobrem 200 itinerários diferentes, tendo 25 linhas troncos, com 30% dos ônibus circulando 24 horas por dia.

A decisão para o negócio é tomada na ponta do lápis: o proprietário João Carlos Scopel faz as contas e escolhe os ônibus Volkswagen por seu baixo custo operacional e alta satisfação de seus usuários.

“Nós temos passageiro e motorista felizes, ao mesmo tempo também asseguramos a saúde financeira da operação. Investimos na tecnologia do Volksbus desde que foram criados porque entregam resultado. Com as mais recentes inovações, por exemplo, temos simplificação e agilidade da manutenção, maior durabilidade de componentes e menor custo”, destaca João, um dos primeiros clientes da família de ônibus VW. “Está uma disputa para conduzir esses veículos novos”, complementa.

Hoje 100% da frota da Auto Viação Chapecó tem portas elétricas para maior segurança e também todos os ônibus contam com transmissão automatizada ou automática. Outro pré-requisito para novas aquisições é a suspensão pneumática: 50% das unidades estão com essa solução. Entre as estratégias acertadas da Auto Viação Chapecó, também estão os cuidados preventivos.

O desafio é grande para cobrir toda a cidade de Chapecó, cidade que cresce em ritmo forte graças à agroindústria. Com 260 mil habitantes, tem a quinta maior população do Estado de Santa Catarina, embora ocupe um território pequeno. Isso reflete num trânsito e demanda por transporte público intensificados, para os quais a Auto Viação Chapecó já se preparou. “Dos novos modelos, cinco são para expansão da nossa frota e todo o novo lote já vem equipado com a transmissão automática, que reduz o esforço do motorista e incrementa a segurança, além de padronizar o consumo de combustível”.

LEIA MAIS: Jungheinrich Brasil lança campanha de visibilidade para operadores de empilhadeiras