sexta-feira, janeiro 10, 2025
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Combinação de tecnologias amplia conectividade em frotas

A Trimble Transportation Latam desenvolveu modems com tecnologia 3G e 4G e introduziu a opção de dual chip no mesmo equipamento, o que amplificou muito a conectividade em frotas. Mas tudo pode melhorar.

Renan Silva (foto), head de Product Management, diz que sua expectativa é a evolução para a tecnologia 5G. “Com isso será possível oferecer latência extremamente baixa e velocidades de transmissão de dados significativamente mais rápidas. Isso é crucial para aplicações avançadas de videomonitoramento e análise em tempo real de dados.

A tendência é de integração maior de IA e Machine Learning (ML) nos sistemas de gestão de frotas”. O nível de interação entre os softwares de gestão e o monitoramento do veículo, motorista e empresa, tem atingido patamares avançados, principalmente com a integração de soluções baseadas em IA.

Essas tecnologias permitiram uma redução de 90% nos acidentes e de 86% nas ocorrências de fadiga entre nossos clientes, resultados que demonstram a eficiência de uma gestão de frotas integrada e tecnologicamente avançada. A IA não só aprimora, como também impulsiona a alta performance a novos níveis, garantindo às empresas uma vantagem competitiva significativa no mercado.

Economia com motor ligado

Renan cita o caso de um cliente do setor de transporte de gás e líquidos perigosos que tinha como desafio reduzir o desperdício de combustível devido ao motor ligado durante entregas. O uso de suas soluções permitiu economizar R$ 84 mil/mês em combustível, além de evitar a emissão de 31,2 toneladas de CO2.

A otimização dos serviços de manutenção pode gerar ganhos significativos em termos de disponibilidade de veículos, resultando em uma operação mais eficiente e econômica. Um exemplo notável é o caso da empresa Andrade, que implementou soluções avançadas de telemetria e sensores de videomonitoramento e fadiga.

Com essas tecnologias de conectividade em frotas, a Andrade conseguiu reduzir em 80% os casos de fadiga e diminuir em 65% as ocorrências de excesso de velocidade. O uso otimizado da frota permitiu que os veículos fossem mantidos em melhores condições, evitando falhas inesperadas e aumentando a disponibilidade dos veículos.

As empresas estão utilizando uma série de processos voltados à análise de dados em tempo real para otimizar a gestão de frotas e melhorar a segurança nas operações. Um dos principais processos é o videomonitoramento integrado à IA, que coleta dados sobre o comportamento dos motoristas, condições de trânsito e operação dos veículos.

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Ford Go Frotas fornece 10 Transit para Smolka Transportes

Por meio do programa de assinatura da Ford, o Ford Go Frotas, a Smolka Transportes recebeu 10 veículos Transit para aumentar sua garagem em 2025. Equipados com baú de 22m², eles serão utilizados em entregas last mile em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

A relação entre as empresas não é de hoje. A Smolka foi uma das primeiras a utilizar a Ford E-Transit no Brasil, por exemplo. São 100 unidades do veículo operação por lá há cerca de 8 meses. Atualmente a frota da empresa é de 400 veículos no total.

Estratégia da operação

Eduardo Smolka, CEO da empresa, explica que desde 2022 ele vem tendo uma abordagem estratégica diferente para suas operações. Até esse período, toda a frota era de veículos próprios. Agora, esse número caiu para 40%.

O mercado de veículos de entrega tem uma frota antiga, de 10, 12 anos. Com a assinatura, usamos só veículos novos, que não dão problemas e garantem maior disponibilidade de serviço. É um grande benefício para o nosso cliente”.

Eduardo Smolka Ford Go Frotas

Eduardo Smolka, CEO da Smolka Transportes

Como funciona o Ford Go Frotas

O cliente pode escolher vários planos, de acordo com sua necessidade. Ele então paga um valor fixo mensal, que já vem incluído os custos com impostos, documentação, revisões, emplacamento e seguro do veículo. De acordo com a Ford, há planos a partir de cinco unidades da Transit ou da Ranger pelo prazo de 12, 24 ou 36 meses, com pacotes de rodagem de 2.000, 3.000 ou 4.000 km mensais.

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Rafael Magalhães é o novo diretor na operações da VWCO no México

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A VWCO anunciou Rafael Magalhães como o novo diretor das operações da Volkswagen Caminhões e Ônibus no México, substituindo Frank Gundlach, que assume a Diretoria de Mercados Internacionais da empresa, como responsável pela estratégia de internacionalização da VWCO.

O executivo vai cuidar de toda a operação no país, que envolve a fábrica, seu centro logístico e uma rede de concessionárias, coordenando as estratégias de mercado não apenas para os caminhões e ônibus Volkswagen, como também para veículos MAN. Além disso, também permanecerá como CFO, posição que exerce desde 2020.

Com mais de 30 anos de atuação em Controladoria, Finanças e Administração, com foco no setor automotivo, passou por empresas tanto do Brasil quanto do México. Começou sua carreira no Grupo Volkswagen em 2004 na fábrica da VWCO em Resende, de onde foi expatriado para a unidade mexicana. Tem passagem também por companhias como Siemens, MANN+Hummel e SaarGummi. Formou-se em Administração na Universidade de Barra Mansa e tem MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal Fluminense.

O diretor da VWCO no México se reportará ao Frank Gundlach, que passa a integrar a área comercial, comandada por Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da montadora.

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Fluxo pedagiado no Brasil cresce em 2024

O Índice ABCR, que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas, referente a dezembro de 2024 apresentou queda de 1,2% na comparação dessazonalizada com novembro. O estudo é divulgado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria.

Mantida a comparação dessazonalizada, o resultado decorreu da queda de 3,3% de veículos pesados em contraste com a pequena redução de 0,3% de veículos leves. Comparado ao mesmo período do ano passado, o índice total avançou 0,3%, devido ao crescimento de 0,6% de leves, apesar do recuo de 0,7% de pesados. No acumulado do ano, o índice total teve aumento de 3,3%, fruto da alta de 2,9% de veículos leves e 4,6% de pesados.

Apesar da queda em dezembro, o índice total acumulou alta de 3,3% em 2024, acompanhado por expansões de 2,9% em veículos leves e 4,6% em pesados. Do ponto de vista econômico, o desempenho captou os efeitos positivos do fortalecimento do poder de compra das famílias, impulsionado pelo crescimento da massa de rendimentos, em um contexto de elevação das transferências de renda, e pela melhora nas condições financeiras, ainda que concentradas no primeiro semestre. Esses fatores beneficiaram o consumo das famílias em viagens de lazer e de bens de consumo”, destaca Thiago Xavier, analista da Tendências Consultoria.

Para Davi Gonçalves, analista da Tendências Consultoria, “Em relação ao resultado de dezembro, o destaque foi a queda de 3,3% no fluxo de veículos comerciais, segunda perda mensal consecutiva. O resultado negativo de novembro parece representar um ajuste após uma sequência de crescimento nos meses anteriores, enquanto o resultado de dezembro está associado às datas de ocorrência do Natal e Ano Novo – tais dias ocorreram na terça-feira, retirando dois dias úteis de dezembro deste ano. O ambiente macroeconômico mais desafiador nos últimos meses, marcado por condições de crédito restritivas e maiores incertezas, tem impactado negativamente o transporte de cargas na indústria e no comércio varejista. Esse cenário deve continuar pressionando o setor nos próximos meses, ainda que a expansão moderada da massa de renda das famílias e a expectativa de uma safra recorde de grãos neste ano podem oferecer suporte parcial à demanda por fretes”, analisa.

São Paulo

Em São Paulo, o fluxo pedagiado total de veículos recuou 1,5% em dezembro na comparação dessazonalizada. Mantida a comparação livre de efeitos sazonais, o segmento de leves reduziu 0,9% e pesados caiu 3,6%. Em relação ao mesmo período de 2023, o índice total reduziu 0,2%. O fluxo pedagiado de veículos pesados caiu 1,5% e veículos leves mostrou ligeira alta de 0,2%. Assim, houve alta de 3,4% do índice total no último ano. O fluxo pedagiado de veículos leves acumulou aumento de 2,9% e o fluxo de pesados, de 5,1%.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o fluxo total recuou 0,2% comparado a novembro na série dessazonalizada. O resultado decorreu da ligeira redução de 0,2% de leves e queda de 1,0% de pesados. Na comparação com dezembro de 2023, o índice total registrou alta de 0,7%. O resultado foi determinado pela alta de 2,7% de pesados, e, em menor intensidade, 0,4% de leves, mantida a comparação interanual. No acumulado de 2024, o índice total apresentou crescimento de 2,4%. O fluxo pedagiado de veículos leves cresceu 1,6% e o fluxo de pesados, 6,1%.

Thomas Bulit Buses lança escolar elétrico na América do Norte

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Mais de sete anos após o lançamento do modelo elétrico Jouley, em 2017, a marca de ônibus escolares da Daimler Truck North America, Thomas Built Buses, apresentou a segunda geração do veículo: o Saf-T-Liner C2 Jouley. A novidade se destaca pelo novo eixo elétrico e nova opção de configuração de entre-eixos.

Fornecido pela Accelera, marca de tecnologia de emissão zero da Cummins, o eixo elétrico é do modelo 14Xe, que integra o motor, a transmissão de duas velocidades, os freios a disco e o conjunto de engrenagens de tração traseira em um pacote montado no eixo traseiro.

Eixo elétrico Accelera 14Xe | Foto: Divulgação
Eixo elétrico Accelera 14Xe | Foto: Divulgação

O modelo 14Xe elimina a necessidade de um eixo de transmissão tradicional, tornando o trem de força mais leve, mais eficiente e menos complexo. Este design, juntamente com o inversor ELFA da Accelera, fornece energia diretamente às rodas, aumentando a aceleração e o torque para uma viagem mais suave.

Segundo a Thomas Built Buses, a segunda geração do Jouley oferece uma nova distância entre eixos de 219 polegadas (equivalentes a 5,56 m), permitindo o transporte de até 60 estudantes. A Accelera informa que o eixo elétrico 14Xe permite o encurtamento de distância entre eixos, o que melhora – significativamente – o raio de giro do veículo, revelando o lançamento de novas opções ao longo de 2025.

A segunda geração do Jouley é equipada com um sistema de bateria Proterra de 800 volts que melhora as capacidades de partida, inclinação e aceleração (capacidade da bateria de 246 kWh, desempenho de 220 kw / 295 hp).

O Saf-T-Liner C2 Jouley recebe com um sistema de bateria Proterra de 800 volts que entrega o equivalente a 295 cavalos de potência | Foto: Divulgação
O Saf-T-Liner C2 Jouley recebe com um sistema de bateria Proterra de 800 volts que entrega o equivalente a 295 cavalos de potência | Foto: Divulgação

Optibus busca simplificar a vida dos gestores do transporte público

Em 2014, dois estudantes de matemática venceram licitação do transporte público de Tel Aviv, capital de Israel e desenvolveram algoritmos matemáticos para otimizar a mobilidade na cidade. Hoje, 10 anos depois, a Optibus – como foi batizada a empresa – tem uma carteira de 600 clientes no mundo e administra o transporte de nada menos que 7 mil cidades. No Brasil desde 2022, conta 100 clientes em 16 estados.

O sistema Optibus tem como âncora simplificar a vida dos gestores de transporte público. “Sem grandes esforços, sem investimentos em TI, basta um computador e acesso a Internet, garante André Vieira (foto),diretor Regional da Optibus para o Brasil.

O resultado é que operações que levavam meses de planejamento para resolver, agora são concluídas em minutos com total segurança. O que é perfeito para situações de emergência, ocorrências graves, impedimentos oficiais etc. Um exemplo já clássico foi a adequação às obrigações das fases verde, azul e vermelha no período da pandemia da Covid 19.

Otimização de frota

Mas é nos tempos normais que as benesses dos algoritmos (conectividade) se mostram plenamente. A começar pela possibilidade de oferta de acordo com a procura com análise via Inteligência Artificial (IA) da demanda real e da frota necessária.

Para o empresário isso significa a otimização de sua frota e ganhos em grande escala. Uma eficiência de gerenciamento que permite eliminar a ociosidade de motoristas e ônibus, o que leva à “multiplicação” da frota.

Otimização do Quadro Horário pela Optibus
Otimização do Quadro Horário pela Optibus

Os reflexos chegam rápido. Economia de combustível, baixa da ociosidade, rareamento de horas extras, melhor atendimento ao público. Vieira estima que a economia de custos varia entre 5% e 10%, dependendo da aplicação.

O sistema se paga sozinho, no primeiro mês e na primeira otimização do gerenciamento. Não há grande investimento, apenas a licença de uso”, assegura o executivo.

André cita o caso que as dívidas trabalhistas de um órgão gestor chegavam a R$ 7 milhões e agora o problema foi extinto. Para isso, a Optibus tem um painel que alerta sobre horários e de alertas, em caso de necessidade. “As possibilidades do sistema em conjunto com a IA tem permitido aos nossos clientes manter um IPK entre 60 e 70%, enquanto o sistema Optibus garante a confiabilidade das informações junto aos órgãos gestores municipais”.

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Viação Águia Branca lança ônibus temático do Chico Bento

A Viação Águia Branca lançou ontem (8) um ônibus totalmente personalizado com os personagens da turma do Chico Bento. Fruto de uma parceria com a Maurício de Sousa Produções (MSP), esse é o primeiro de três veículos que serão adornados. O modelo é um Paradiso 1350 e vai começar a atuar em rotas nesta quinta-feira (9). 

Entretanto, a Viação não confirmou quais destinos serão atendidos, já que a ideia é justamente surpreender o passageiro. O projeto faz parte de uma campanha da Águia Branca chamada “Brasil: Um Mundão de Descobertas”, que visa celebrar a diversidade cultural do país.

É a primeira vez que a gente personaliza um ônibus por dentro. Na entrada ele já tem detalhes e referências ao personagem. Capas personalizadas, encosto de cabeça, porta do banheiro, espelho, filtro de água. Além do teto que também é todo adesivo. São vários detalhes“. Explica

O próximo ônibus da colaboração receberá uma personalização com os integrantes da Turma da Mônica, porém, o tema do terceiro ainda não foi revelado. Nesta quinta-feira (9) estreia nos cinemas de todo o Brasil o filme “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa” e por esse motivo o lançamento aconteceu ontem (8).

Viação Águia Branca

 

Personalizações Viação Águia Branca

Este é o terceiro projeto da Viação em conjunto com outras empresas. No ano passado foram lançados quatro ônibus para apoiar o Comitê Olímpico do Brasil (COB) nas Olimpíadas de Paris.

Viação Águia Branca COB

Antes disso foi possível ver a parceria com a Reserva Ambiental Águia Branca. O ônibus foi personalizado foi inspirado na fauna e flora da Mata Atlântica, com representações de espécies como jaguatirica, ouriço-preto e tucano do bico verde. O veículo opera na linha regular que realiza o trajeto das Montanhas Capixabas.

Viação Águia Branca

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RodOil compra Ravato e espera faturar R$ 10 bilhões em 2025

A distribuidora de combustíveis RodOil anunciou a compra da Ravato, consolidada há 25 anos no mercado de óleos combustíveis e presente no Brasil, Paraguai e Uruguai. A transação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e condições precedentes usuais nesse tipo de negociação. O acordo deverá proporcionar um crescimento de 20% no faturamento da RodOil em 2025, equivalentes a R$ 10 bilhões.

Dessa forma, a RodOil complementará seu portfólio com os produtos Ravato, incluindo o óleo de xisto, um combustível diferenciado pelo seu alto poder calorífico e menor composição de enxofre. A marca ampliará, ainda, sua participação no segmento de óleos combustíveis, bem como sua atuação para os mercados de celulose, química, mineração e infraestrutura, até então não explorados pela companhia.

A integração será conduzida gradualmente, com preservação inicial da marca Ravato, que continuará atuando de forma independente durante o período de transição. “Estamos ampliando nossa atuação de maneira estratégica, com um produto que vem complementar nosso portfólio, alinhado às demandas de mercado”, destaca Roberto Tonietto, presidente da RodOil.

CONET&Intersindical vai realizar primeira edição de 2025

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A primeira edição de 2025 do CONET&Intersindical (Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado) vai acontecer nos dias 6 e 7 de fevereiro no Bourbon Thermas Eco Resort. A organização fica por conta da NTC&Logística em parceria com a FETRANSPAR (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná).

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O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, salienta a importância do CONET&Intersindical e o destacado papel do Paraná na economia nacional.

“Com ampla produtividade em diversos setores econômicos, o estado do Paraná tem significativo desempenho no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) e na Logística, nos âmbitos regional, nacional e internacional. Estamos certos de que esse encontro em Foz do Iguaçu será de grande valor. Esperamos ver reunidos todos os empresários, representantes de entidades e executivos do setor nesse tradicional fórum do TRC”.

O evento já é renomado e tradicional no meio, fomentando networking e debates acerca do setor. Coronel Sérgio Malucelli, presidente do Sistema Fetranspar, ressaltou o entusiasmo em receber esta próxima edição.

“Estamos entusiasmados com a realização desse grande encontro do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), que, em parceria com a NTC&Logística, empresários, executivos, representantes e líderes sindicais, além de palestrantes e especialistas nos assuntos a serem abordados, busca unir esforços para encontrar as melhores e mais eficientes soluções para o setor. Já tivemos uma edição do CONET em Curitiba e, agora, será a vez de Foz do Iguaçu receber esse relevante evento”.

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Volvo comercializa mais de 12 mil caminhões da linha FH em 2024

Pelo sexto ano seguido, o modelo Volvo FH 540 foi o caminhão mais emplacado do país com 7.765 unidades, seguido pelo FH 460 que obteve 4.956 unidades licenciadas em 2024, de acordo com dados da Fenabrave. No período, a montadora comercializou um total de 12.721 unidades da linha FH no mercado nacional.

O FH 540, na versão 6×4, é o modelo mais procurado pelo agronegócio brasileiro, principalmente para o transporte de grãos, em operações de longa distância, ligando o campo aos terminais portuários e às indústrias. Já o FH 460, na versão 6×2, tem larga aplicação nos segmentos de cargas industrializadas, operações logísticas, cargas fracionadas, transporte de veículos, entre outros.

Desde o lançamento da linha FH no Brasil, em 1994, mais de 200.000 unidades já foram negociadas pela montadora sueca. “É um caminhão com versões que se encaixam em todas as operações de transporte pesado, sempre com avanços em produtividade, economia de combustível, segurança e conforto para o motorista. Não é à toa que há anos o Volvo FH é a primeira escolha do transportador brasileiro”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.