A Trimble Transportation Latam desenvolveu modems com tecnologia 3G e 4G e introduziu a opção de dual chip no mesmo equipamento, o que amplificou muito a conectividade em frotas. Mas tudo pode melhorar.
Renan Silva (foto), head de Product Management, diz que sua expectativa é a evolução para a tecnologia 5G. “Com isso será possível oferecer latência extremamente baixa e velocidades de transmissão de dados significativamente mais rápidas. Isso é crucial para aplicações avançadas de videomonitoramento e análise em tempo real de dados.
A tendência é de integração maior de IA e Machine Learning (ML) nos sistemas de gestão de frotas”. O nível de interação entre os softwares de gestão e o monitoramento do veículo, motorista e empresa, tem atingido patamares avançados, principalmente com a integração de soluções baseadas em IA.
Essas tecnologias permitiram uma redução de 90% nos acidentes e de 86% nas ocorrências de fadiga entre nossos clientes, resultados que demonstram a eficiência de uma gestão de frotas integrada e tecnologicamente avançada. A IA não só aprimora, como também impulsiona a alta performance a novos níveis, garantindo às empresas uma vantagem competitiva significativa no mercado.
Economia com motor ligado
Renan cita o caso de um cliente do setor de transporte de gás e líquidos perigosos que tinha como desafio reduzir o desperdício de combustível devido ao motor ligado durante entregas. O uso de suas soluções permitiu economizar R$ 84 mil/mês em combustível, além de evitar a emissão de 31,2 toneladas de CO2.
A otimização dos serviços de manutenção pode gerar ganhos significativos em termos de disponibilidade de veículos, resultando em uma operação mais eficiente e econômica. Um exemplo notável é o caso da empresa Andrade, que implementou soluções avançadas de telemetria e sensores de videomonitoramento e fadiga.
Com essas tecnologias de conectividade em frotas, a Andrade conseguiu reduzir em 80% os casos de fadiga e diminuir em 65% as ocorrências de excesso de velocidade. O uso otimizado da frota permitiu que os veículos fossem mantidos em melhores condições, evitando falhas inesperadas e aumentando a disponibilidade dos veículos.
As empresas estão utilizando uma série de processos voltados à análise de dados em tempo real para otimizar a gestão de frotas e melhorar a segurança nas operações. Um dos principais processos é o videomonitoramento integrado à IA, que coleta dados sobre o comportamento dos motoristas, condições de trânsito e operação dos veículos.
LEIA MAIS: Ford Go Frotas fornece 10 Transit para Smolka Transportes