A Iveco decidiu aproveitar a participação na LatBus 2022 para antecipar os lançamentos que a empresa reserva para o ano que vem, voltados para transporte rodoviário de passageiros. Eles englobam as novas motorizações diesel na versão Proconve P-8, equivalente à norma europeia Euro VI de emissões, além de veículos impulsionados por gás natural/biometano e elétricos a bateria.
“A partir de 2023 teremos uma linha completa Euro VI, com as novas versões da Daily Minibus 45-160 e 50-180, e dois modelos que já integram grandes frotas, os chassis 10-190 e 17-280, que ganharão novos componentes. Além disso, lançaremos três grandes novidades: o chassi 17-210 G movido a GNV, o E-Way, ônibus urbano 100% elétrico, e a plataforma de gestão de frotas NEXPRO Connect. Essas novidades indicam bem onde pretendemos chegar nesse mercado”, resume Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus para a América Latina.
Ampliar o portfólio
O executivo afirma que a meta da montadora para os próximos anos é ampliar o portfólio de produtos e serviços com foco na rentabilidade do cliente e na redução das emissões de poluentes, principalmente nos grandes centros urbanos do país. “Na Europa, temos aproximadamente 1/4 do mercado total com um line-up completo que se destaca pelo uso de combustíveis alternativos. Utilizaremos essa expertise na nossa região em benefício do cliente”, completa Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.
Durante coletiva de Imprensa realizada no estande da empresa na LatBus, Danilo Fetzner lembrou que os recursos para essa expansão integram o investimento anunciado de R$ 1 bilhão para uso até 2025. Bem como a sólida participação da marca no mercado europeu, onde ocupa o segundo lugar com 22% de share. “A América Latina é um dos mercados de maior potencial na área de ônibus do mundo, razão pela qual a Iveco quer aumentar ainda mais a sua presença na região”, afirma o diretor, confiante nos 175 pontos de atendimento previstos até o final desse ano.
Destaques
Entre as novidades da linha Daily Euro VI, destaque para as versões Minibus 45-160 e a nova 50.180, que agora contam com tecnologia de pós-tratamento projetado para 400 mil Km e tanque de Arla-32 de 17 litros com autonomia para 4 mil km, além de sensor de pressão dos pneus. Já os modelos 10.190 e 17.280 ganharam maior potência e torque, novas suspensões dianteira e traseira e freio pneumático nos dois eixos.
Destaque também para o modelo 17.210 de 12 metros de comprimento movido a gás natural ou biometano, para aplicações urbanas ou de fretamento. O veículo vem equipado com um conjunto de seis cilindros que garantem autonomia até 250 Km e motor que gera 204 cv de potência e torque de 750Nm, com sistema de pós tratamento Hi-SCR sem EGR.
Por último, a Iveco mostrou ainda sua versão urbana de ônibus 100% elétrico, batizado de E-Way. Importado da Europa, com chassi e carroçaria, o veículo por enquanto é uma carta de intenção, já que não existe homologação nem prazo para lançamento. Disponível em quatro configurações – 9,5 metros, 10,7m e 12m na versão 4×2 e articulado de 18 metros – o E-Way vem com até oito packs de baterias no teto com autonomia até 300 Km e torque de 2.500Nm, bem superior aos modelos a diesel.