O índice ABCR, que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas, expandiu 1,3% em abril em relação a março, segundo dados dessazonalizados levantados pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada.
O fluxo de pesados registrou redução de 0,1% no período. Segundo Thiago Xavier, analista da Tendências Consultoria, os resultados indicam perda de dinamismo. “Converge com o desempenho mais fraco da atividade industrial no primeiro trimestre, indicando que a reação do setor continua, embora em menor velocidade”, explica.
Na medição dos leves, a variação foi positiva em 1,9%. “Mantida a métrica dessazonalizada, a elevação do fluxo total no período está associada, predominantemente, ao aumento do fluxo de veículos leves, o qual tem apresentado uma sequência positiva no ano”, disse.
O analista pondera que os resultados convergem com a retomada da atividade econômica em curso no país, ainda que moderada. “Este processo deve ganhar tração ao longo dos próximos meses”, opina Xavier.