Governo Federal envia projeto para criação de novo DPVAT

Após a extinção do modelo em 2020, o atual governo pretende criar um novo arcabouço para garantir a cobertura de sinistros no trânsito

DPVAT

O Governo Federal enviou para aprovação um Projeto de Lei Complementar (PLP) que recria o seguro de Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT). O retorno do seguro obrigatório foi encaminhado sob o PLP 233/2023 redigido pelo Ministério da Fazenda. Se aprovado este ano, passará a valer a partir de 2024.

Agora, o seguro é regido pela lei 6.194 de 1974 e desde janeiro de 2021 ele é operado por meio de um modelo emergencial e transitório da Caixa Econômica Federal. A proposta prevê a criação de um novo arcabouço para o seguro com administração feita pela própria Caixa “em função de sua expertise com o modelo transitório do seguro DPVAT nos últimos 3 anos, bem como por sua ampla experiência na gestão e administração de diversos fundos relacionados a políticas públicas”, segundo a Fazenda.

O projeto foi encaminhado com urgência na tramitação, pois, de acordo o governo, não há cobertura para sinistros ocorridos depois de 31 de dezembro de 2023. Além disso, a proposta mantém a cobertura universal característica do seguro, bem como no caso de acidentes causados por veículos não identificados ou inadimplentes.

A suspensão do seguro

O seguro obrigatório de proteção às vítimas de acidentes de trânsito foi descontinuado em 2020, durante o governo de Jair Bolsonaro. E ex-presidente assinou uma Medida Provisória (MP) que não foi aprovada pelos deputados e ela venceu. Sendo assim, em 2020, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) extinguiu o pagamento dos seguros e a nova regra de pagamentos feitos pela Caixa Econômica passou a valer em 2021.

A fiscalização da modalidade, caso aprovada, será realizada pelo CNSP e pela Super Intendência de Seguros Privados. Os pagamentos anuais serão diretos e sem a necessidade de bilhetes ou apólices.

Leia também: SETCESP vê como positivas as mudanças na nova lei de seguros

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!