A nova linha Advantor de transmissões automatizadas Eaton foi apresentada ao mercado nacional para equipar veículos comerciais urbanos, rodoviários e vocacionais. A tecnologia, que ainda precisa ser adotada pelas montadoras, permitirá uma redução de 10% a 20% no consumo de combustível se comparada às transmissões manuais e automáticas, de acordo com dados da fabricante.
O diretor de Negócios para Veículos Comerciais e Aftermarket da Eaton, Sérgio Kramer, informa que serão três versões distintas: Advantor-6, projetada para o segmento de caminhões leves e micro-ônibus; Advantor-10, voltada aos caminhões semipesados; além da Advantor-8 para equipará ônibus médios. “A série Advantor™ apresenta o melhor intervalo de troca de lubrificante da categoria e a sua embreagem pode durar até duas vezes mais, minimizando ainda mais os custos de manutenção”, destaca.
A unidade de controle eletrônico da caixa automatizada é nova e detém mais memória, maior velocidade, Serviços de Diagnóstico Unificado (UDS), além de estar preparada para as demandas futuras de segurança cibernética, segurança funcional e compatível com todas as aplicações em veículos híbridos e elétricos.
“A série Advantor foi projetada no nosso Centro de Pesquisa & Desenvolvimento do Brasil e será produzida aqui. Ela foi desenvolvida sobre uma base mecânica já existente e robusta que reforça os benefícios das transmissões automatizadas. Conta com assistente de partida em rampa, auto neutro e o modo manobra para que os condutores possam dedicar maior atenção à estrada, reduzindo a fadiga das constantes trocas de marchas”, explica Kramer.

