Transportadoras interessadas na adoção de práticas ESG dispõem de um vasto leque de iniciativas bem sucedidas, que colaboram para um mundo melhor e mais sustentável. O Setcesp reuniu práticas adotadas por empresas associadas, bem como ações comuns do dia a dia, que podem elevar as empresas a um outro patamar em sustentabilidade e economia.
As empresas de transportes interessadas em adotar os princípios ESG poderão se basear nessa lista de iniciativas que concorreram ao Prêmio de Sustentabilidade Setcesp ao longo de nove anos. Esse conjunto de ações estão agrupadas em 10 temas específicos, que fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de ONU. Confira com atenção e leve essa ideia para a frente junto a sua empresa
Economia de Água
- Adaptação e ajustes de torneiras – a instalação de torneiras com fechamento automático ajuda a evitar o desperdício. Importante também fazer a manutenção ou troca das torneiras que estiverem vazando.
- Captação e reaproveitamento de água das chuvas – com a armazenagem dá para utilizá-la na irrigação de áreas verdes, na limpeza de pátios e áreas de serviços ou na lavagem de frota de veículos.
- Reaproveitamento da água na lavagem – a água usada na lavagem de um veículo, ao passar por um processo de decantação, pode ser reaproveitada na lavagem de um outro, estendo assim a utilização do ciclo da água.
- Sensibilização dos funcionários – a mobilização por uma causa justa contribui para o consumo consciente.
- Adaptação de descargas – a instalação de Descarga Dual é capaz de reduzir até 30% de consumo de água/mês.
- Lavagem a seco – a lavagem convencional gasta em média 1.000 L de água/ veículo, enquanto a lavagem a seco gasta em média 6 L/ veículo.
Economia de energia
- Aproveitamento da iluminação natural – telhas translúcidas em fibra de vidro leitosa permitem a entrada de luz com menor incidência dos raios solares.
- Instalação de lâmpadas de LED – além contribuir para a redução no consumo de energia, o LED têm um aproveitamento 80% maior do que a iluminação incandescente.
- Sensores complementares – sensores de presença, dimmers e temporizadores favorecem a economia, pois acionam e desligam automaticamente as lâmpadas.
- Não deixar os aparelhos em stand by – televisores, impressoras, microondas e outros aparelhos, quando mantidos em stand by (modo de espera) podem consumir, em média, 20% a mais de energia do que quando estão desligados.
Energia limpa
- Uso de combustíveis renováveis – integrar na frota veículos que utilizam combustíveis considerados limpos como aqueles movidos a energia elétrica, biometano, GNV ou híbridos.
- Captação de energia solar – a instalação de painéis fotovoltaicos transforma a radiação solar em energia elétrica, suprindo as demandas internas da organização diminuindo o consumo de energia.
- Painéis solares em caminhões e vans – a instalação desses painéis nos tetos dos veículos ajuda na conservação e faz com que a energia captada seja revertida na manutenção do próprio veículo, aumentando a carga da bateria e diminuindo o uso do alternador
Redução de CO2
- Otimização do transporte – a manutenção preventiva, a utilização de Diesel S-10 na frota ou uso de defletores para melhorar a aerodinâmica, também contribui para a economia de combustível.
- Preservação ambiental – compensação de carbono com a preservação de áreas de mata nativa.
- Reflorestamento – plantio de áreas verdes que são capazes de capturar o carbono emitido pela empresa.
- Treinamento para direção econômica – existem cursos para aperfeiçoamento dos condutores, que ensinam praticar uma direção que economize combustível e diminua também a emissão de CO₂.
- Teste de opacidade – fazer o teste de opacidade não só garante o atendimento aos limites de emissões veiculares e evita multas, como também, diminui o consumo de combustível e por consequência a emissão de carbono.
Gestão de resíduos
- Separar os vários tipos de lixo – instalação de ecopontos ou lixeiras de coleta seletiva coloridas, que se distinguem para cada tipo de material: papel, plástico, vidro e metal.
- Programas de controle dos resíduos – monitoramento dos resíduos para garantir a
destinação correta. Troca de matérias descartáveis por outros mais duráveis.
- Parcerias que possibilitam a coleta dos recicláveis – existem cooperativas que coletam papelão e embalagens, algumas fazem isso in loco. Buscar esse tipo de parceria, além de um benefício para o meio ambiente ajuda também na organização da empresa.
- Políticas de contratação de fornecedores – usar como critério para selecionar fornecedores e fabricantes, aqueles que assumem o compromisso de receber de volta as embalagens dos produtos.
Política dos 3R’s: Reduzir, Reutilizar, Reciclar
- Reduzir – Papéis: substituir por serviços na nuvem (Google Drive e Dropbox) para armazenar e compartilhar documentos. Copos plásticos: adotar canecas e garrafas que eliminem ou reduzam drasticamente o consumo. Embalagens: na hora de organizar a carga, no que for possível, substitua o filme stretch por cintas de contenção.
- Reutilizar – Pneus: recapar é a forma mais comum de reutilizar, e é 15% mais barato que recauchutar e 50% mais barato que remodelar. Papéis: Optar pela impressão frente e verso, as folhas com um lado já impresso, podem ainda, serem usadas como papel de rascunho. Equipamentos eletrônicos: computadores, impressoras e monitores podem ser restaurados e doados.
- Reciclar – Madeira/Pallets: esse material pode ser reciclado em marcenarias para fabricação de cadeiras e mesas. Alumínio: todo o material de alumínio desde uma lata de refrigerante até a carroceria do caminhão pode ser reciclado. Até bitucas de cigarro podem ser aproveitadas, após serem transformadas em massa de celulose, virarem papel.
Aumento da Produtividade Operacional
- Otimização do transporte – equipamentos de maior capacidade operacional podem trazer menos custo por viagem, como por exemplo, a troca de carretas convencionais por carreta Double.
- Implementação do serviço noturno – o turno da noite nos pátios e armazéns pode elevar em até 40% a produtividade dos veículos, já que o período noturno costuma ter menos trânsito.
- Crossdoking – criar pontos de apoio em locais específicos para fazer a redistribuição de mercadorias ajuda a encurtar rotas.
- Inteligência Artificial – integração entre sistemas de tecnologia para facilitar o atendimento e a comunicação de clientes, colaboradores e motoristas de forma a otimizar a operação.
Capacitação profissional
- Formação profissional – universidade corporativa ou parcerias com faculdades que concedem descontos e até bolsas em cursos para os colaboradores da empresa.
- Treinamentos de prevenção – ministração de cursos de segurança e gerenciamento de riscos, ou ainda, de políticas de saúde ocupacional.
- Programas de capacitação – que funcionem como incentivo e valorização dos profissionais, inclusive, para reter talentos e diminuir o turnover.
- Aprendizagem Organizacional – programas que incentivem colaboradores mais experientes a serem instrutores dos mais novos.
- Treinamentos imersivos – se utilizar dos conceitos do metaverso na capacitação dos colaboradores, com o uso de tecnologias que combinam a realidade virtual para simular situações reais.
Redução de acidentes
- Telemetria veicular – tecnologia que coleta informações dos veículos de forma remota, com sistemas de rastreamento e de monitoramento que detectam comportamento de risco, inclusive, com câmeras que identificam sinais de fadiga, e rotograma falado.
- Wreables – que traduzindo, significa tecnologia que você “veste”, é um dispositivo usado por motoristas na forma de pulseiras inteligentes, para verificar batimentos cardíacos ou qualidade do sono e monitoram, em tempo real, a atividade cerebral, identificando situações de risco.
- Qualidade da frota – a manutenção preventiva evita falhas antes que aconteçam, reduz custo, economiza na mão de obra, consumo e tempo improdutivo do veículo.
- Renovação da frota – veículos mais novos são mais seguros, econômicos e menos poluentes.
- Cuidados com a saúde – campanhas e treinamento de orientação sobre uso de álcool e drogas ou o acompanhamento psicológico dos motoristas, para prevenção de acidentes.
- Campanhas – com orientação sobre uso de álcool e drogas se utilizando de materiais como cartilhas, white papers, e-books, com instruções sobre o cuidado com a saúde e do que pode ser feito para prevenção de acidentes.
- Premiação pela prevenção – premiar profissionais de áreas com zero acidentes e motoristas com melhor condução sustentável.
Ações sociais
- Eventos de integração – confraternização para aumentar a interação entre colaboradores, minimizando stress e estimulando valores éticos.
- Doações – campanhas para fomentar a solidariedade entre os colaboradores e com doações de alimentos, produtos de higiene, agasalhos, cobertores, brinquedos e livros.
- Voluntariado – projetos com atividades específicas para doar talentos: recreação com crianças, treinamento esportivo, assistência social em beleza e higiene ou confecção e distribuição de marmitas.
- Corrida e Caminhada – como incentivo à prática esportiva e para integrar e engajar colaboradores, gestores e comunidade.
- Diversidade e inclusão – desenvolvimento de iniciativas que visam a criação de vagas afirmativas para garantir a pluralidade no quadro de funcionários e a criação de comitês para acolhimento de grupos minoritários.
- Campanhas Solidárias – arrecadação para o Natal solidário, campanhas do agasalho no frio ou de doação de sangue.
- Projetos educativos – voltados às escolas públicas sobre educação ambiental ou relacionados à segurança no trânsito.
- Reinserção social – programas de reabilitação e reinserção social para ex-infratores.
- Integrar PcDs – realizar programas de inclusão de Pessoas com Deficiências na empresa, de forma a promover o desenvolvimento de suas habilidades e para ficarem equiparadas dentro do mercado de trabalho
Leia na íntegra: Revista Frota&Cia edição 252 – Especial Transporte Sustentável