O maior contrato do país, entre uma consultoria de meteorologia e um grupo concessionário de infraestrutura e mobilidade, foi assinado entre o Grupo CCR e o Climatempo para o monitoramento meteorológico em 17 rodovias, que somam mais de 3,6 mil quilômetros, distribuídas por cinco Estados, administradas pela companhia. O serviço abrange, também, as 124 estações de metrô, trens, VLTs e barcas, responsáveis pelo transporte diário de 3 milhões de passageiros.
Com o negócio, a CCR pretende se antecipar aos eventos climáticos mais severos, que trazem prejuízos a infraestrutura local, gerando efeitos sobre a cadeia logística e, também, sobre a vida das pessoas que por lá circulam.
O Grupo CCR contará com uma equipe de meteorologistas da Climatempo monitorando, durante 24 horas por dia e sete dias por semana, as regiões e microrregiões onde estão localizados cada um dos ativos. Serão disponibilizados boletins técnicos diários de previsão meteorológica para as horas seguintes e dias subsequentes. Para isso, serão utilizados modelos meteorológicos avançados e a plataforma SMAC (Sistema de Alerta e Monitoramento da Climatempo), que enviará alertas às áreas de concessão do Grupo CCR sobre condições como queda de raios, chuva forte ou vendaval.
A plataforma da Climatempo prevê as condições do tempo de hora em hora para o período de 72 horas subsequentes, e monitora tempestades e raios em tempo real, entre outras ocorrências de clima severo. Cada ativo de concessão terá o seu próprio centro de monitoramento do tempo equipado com um telão, onde serão compartilhadas informações meteorológicas em tempo real, e um gestor do Grupo CCR será responsável pelo recebimento de alertas e pelas tomadas de decisão.