Banco revela chegada de novas montadoras chinesas
O BNDES se transformou no principal financiador da expansão da indústria automotiva no País. É o que demonstram os números revelados pelo presidente do banco de fomento, Luciano Coutinho (foto), nesta sexta-feira, 25, durante sua exposição no 21º Congresso Fenabrave, em São Paulo. “Os investimentos do setor continuam promissores e o BNDES tem participação intensa nisso”, disse Coutinho.
De acordo com os dados do BNDES, os financiamentos em expansão e modernização de fábricas somam R$ 6 bilhões de 2007 a 2011 (até outubro). Coutinho destacou alguns desembolsos mais recentes, de R$ 1,3 bilhão para a Fiat e R$ 1,1 bilhão para a Mercedes-Benz – este último representa 73% do investimento de R$ 1,5 bilhão da montadora para o período 2010-2013. O banco também ajuda a financiar as exportações do setor, em contratos de adiantamento, que totalizam R$ 10 bilhões nos últimos quatro anos.
Mas a principal carteira do BNDES com o setor são as diversas modalidades de Finame. Boa parte dessa linha é destinada a financiar o que Coutinho chamou de “bens de capital sobre rodas”. De 2007 a outubro de 2011 o banco desembolsou quase R$ 94 bilhões para financiar a compra de caminhões, ônibus e máquinas agrícolas nas diversas modalidades do programa, que oferece taxas muito competitivas para os padrões brasileiros, de 10% a 12% ao ano, ou 0,8% a 0,95% ao mês.
Somente até outubro, este ano o BNDES já liberou R$ 24,6 bilhões nas linhas de Finame veicular, o que equivale a 73% dos financiamentos para aquisição de veículos pesados no País. No ritmo atual de concessões, este ano provavelmente o recorde de 2010 (R$ 28,5 bilhões) deverá ser superado. “Devemos fechar 2011 em patamar acima do de 2010, que foi o melhor da história da linha”, informou Coutinho.
O presidente do BNDES lembrou também que o banco de fomento tem pelo menos cinco linhas de apoio ao desenvolvimento tecnológico, que podem ser aproveitadas pelo setor automotivo, como o Pró-engenharia, Capital Inovador, Inovação Tecnológica, Inovação da Produção e a PSI Inovação.
Novidades chinesas
“Existem atualmente muitos projetos em andamento, especialmente de expansão de fábricas de veículos, que devem acrescentar mais 1 milhão de veículos/ano à capacidade instalada no País. Isso sem contar os investimentos em novas fábricas”, informou Coutinho, citando em especial o interesse dos fabricantes chineses. “Além da Chery e JAC, que anunciaram investimentos e localização da produção no Brasil, há outras quatro com projetos em andamento”, disse, mostrando um interessante slide em sua apresentação, indicando que a Changan tem intenção de se instalar no Espírito Santo, a Lifan no Rio de Janeiro, a Shacman em Campina Grande, na Paraíba, e a Brilliance ainda sem local definido.
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