A Volkswagen Caminhões e Ônibus aproveitou a celebração dos 30 anos da linha Volksbus para apresentar o mais novo integrante da famíia – o Volksbus 8.180/R -, disponível nas versões rural, urbano, fretamento e escolar. A novidade chega para reforçar o portfólio da marca que já conta com outros sete modelos, que possibilitam mais de 50 variações, todos já ajustados à norma de emissões Proconve P-8, equivalente ao Euro VI.
O lançamento vem equipado com câmbio manual de seis velocidades e o motor ISF 3,8L, de quatro cilindros, que entrega 180 cv de potência e até 5% de economia de combustível em relação à versão anterior. O novo Volksbus 8.180R pode receber carrocerias de até 8 metros e transportar até 25 passageiros.
Paralelo a esse fato, a montadora também comemora as vendas de mais de 500 chassis Euro VI, cujas entregas estão previstas para os próximos meses. Bem como a marca de mais de 175 mil chassis produzidos no pais de 1993, boa parte exportada para mais de 30 países.

Melhorias na linha
Os novos Volksbus Euro VI agregam inúmeras inovações tecnológicas, que vão além da motorização ajustada aos novos padrões de emissões. Todas as versões passam a contar com suspensão pneumática de série. Junto com um pacote de tecnologias de segurança ativa, que incluem o assistente de partida em rampa (HSA), o controle de estabilidade (ESC), controle de tração adaptativo (ATC) e o sistema antitravamento das rodas, entre outros aparatos. A alavanca de câmbio, por sua vez, foi reposicionada no painel para tornar a direção mais fácil e ergonômica, além de reduzir em até 30% o esforço nas manobras.

“A nova linha Volksbus vai muito além do Euro VI”, ressalta José Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços, da Volkswagen Caminhões e Ônibus. “Agregamos mais valor ao produto, mais serviços e mais tecnologia, com foco no conforto do motorista, na segurança do passageiro e na rentabilidade do proprietário do veículo. São produtos, enfim, sob medida, que nos conectam ao futuro”.
Mercado em ascenção
O início da comercialização e entrega dos modelos Euro VI coincide com o bom momento do transporte rodoviário de passageiros, depois da crise que se abateu sobre o setor durante a pandemia. Em 2022, os licenciamentos de chassi alcançaram a marca de 17.300 unidades, bem acima dos 14 mil e 13 mil veículos emplacadas no biênio 2020/2021, pela ordem.
“Tudo indica que 2023 será um ano bem promissor para o setor. Além das compras represadas na pandemia, o segmento deve contar com fortes aportes federais, sem contar a retomada do turismo rodoviário, a tendência de queda dos juros e a nova licitação do Programa Caminho da Escola, para a compra de 11.400 veículos”, explica Ricardo Alouche.
