Acompanhe a Editora Frota
Para prevenir o envio de spam, deixe este campo em branco.

 

Você está aqui

Vai e Vem

Claudio Sá

15/05/2017
A Fronius Brasil anunciou Claudio Sá como novo gerente de soda. O profissional substitui Roman Huemer, antigo responsável pelo setor e ex-diretor geral da empresa.
 
Sá conta com 17 anos de experiência, sendo oito anos no segmento de solda, adquiridas em multinacionais como: Saint-Gobain, Delphi, Lincoln e Parker Hannifin. 
 
O profissional é formado em engenharia de produção pela Universidade Nove Julho (UNINOVE) e pós-graduado em negócios pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). 

 

Carlos Ogliari

25/04/2017
Carlos Ogliari é o novo vice-presidente de Recursos Humanos e Assuntos Corporativos do Grupo Volvo América Latina. 
 
Além da responsabilidade pela estratégia e gestão da área de recursos humanos, Ogliari será responsável pelas funções corporativas da empresa. 
 
O profissional entrou no Grupo Volvo em 1995, onde ocupou posições de liderança de áreas administrativas, até se tornar diretor de Recursos Humanos. Depois de uma trajetória de 20 anos na empresa, assumiu o cargo de diretor global de Recursos Humanos da Marcopolo. Em janeiro deste ano, retornou à Volvo.
 
Formado em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, é especialista em Gestão da Qualidade e Produtividade pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE. 

 

Marco Silva

27/03/2017
A Nissan anunciou o brasileiro Marco Silva como novo presidente no Brasil. Ele substitui François Dossa, no cargo desde janeiro de 2013. 
 
O profissional também permanece no antigo cargo de vice-presidente de Administração de Finanças da Nissan na América Latina. 
 
Silva é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de Piracicaba (SP), tem pós-graduação em Finanças e Auditoria pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG), além do mestrado em controle financeiro pela FGV. 
 
Com mais de 20 anos no setor de finanças na indústria automotiva, Marco tem passagens pela Venezuela, Coreia do Sul e China.

Wilson Bricio

22/03/2017
A VDI Brasil – Associação de Engenheiros Brasil Alemanha, continua sob liderança de Wilson Bricio, reeleito para a gestão 2017/2018. O executivo está à frente da entidade desde 2015 e também é presidente da ZF América do Sul
 
Bricio quer manter os eventos tradicionais da VDI, mas deve investir na diversificação do escopo temático da associação. Um dos objetivos é realizar atividades voltadas aos assuntos “Mulheres na Engenharia” e segurança de dados, além de estabelecer uma plataforma de diálogo entre o setor privado e escolas de engenharia.
 

Gilvan Santos

17/03/2017
Gilvan Santos é o novo gerente de exportações da Sabó. O engenheiro tem mais de 17 anos de experiência no mercado automotivo com passagens na área Comercial de Aftermarket das empresas Mahle Metal Leve, Goodyear e PSA Peugeot Citroen. 
 
O profissional será responsável por alavancar os negócios da Sabó através do estreitamento da relação com os parceiros comerciais na América do Sul, além do desenvolvimento de portfólio e estratégias específicas para atender demandas locais.
 
Santos é formado em Engenharia Mecânica pela FEI, com MBA em Marketing pela FGV e Pós-Graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral.
 

Monalisa Gomes

16/03/2017
 
Monalisa Gomes é a nova diretora geral da Fronius do Brasil. A contadora será responsável por três divisões de negócios: soldagem, energia fotovoltaica e carregadores de bateria.
 
A profissional é formada em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas, e tem 15 anos de experiência como controller
 
O objetivo de Monalisa é ampliar a atuação da Fronius no Brasil por meio de projetos ambiciosos nos próximos anos. 
 

Maurício Barros

09/03/2017
O brasileiro Maurício Barros é o novo presidente da DHL Supply no Brasil. O executivo assume a posição depois de passar por vários cargos de liderança dentro da companhia. 
 
Maurício Barros ingressou na DHL em 2002 e, desde então, ocupou diversos cargos nas áreas de Finanças e Desenvolvimento de Negócios. Em 2010, tornou-se vice-presidente de Finanças na América Latina, trabalhando na sede da DHL Supply Chain América Latina, localizada nos Estados Unidos. Em 2013, retornou ao Brasil no cargo de vice-presidente de Operações da área de Varejo e Consumo, posição que ocupou até a promoção para presidente. 
 
Barros é formado em Economia pela Universidade Católica de Salvador (UCSal) e possui MBA em Finanças pela Fundação Getulio Vargas (FGV). 

Murilo Brotherhood

03/03/2017

A Henkel agora está sob liderança de Murilo Brotherhood na região da América do Sul. O executivo atua na multinacional alemã desde 2014, à frente da área de Estratégia para a região da América Latina. O novo head da unidade será responsável por gerenciar o portfólio da marca, definir estratégias de negócios, desenvolver e produzir soluções customizadas para as necessidades dos clientes.

Antes de ingressar na Henkel, Brotherhood foi diretor de planejamento estratégico no Walmart, consultor na Bain&Company, e acumula passagem em empresas como Itaú-Unibanco e General Eletric. 

Formado em Engenharia pela PUC-Rio, conta com especializações em Gestão Industrial, e Técnicas de Qualidade e Produtividade, além de MBA (Master Business Administration) em General Management na Cornell University, em Nova York. 

Mats Gunnarsson

03/03/2017

A Scania nomeou Mats Gunnarsson como novo presidente para comandar as operações comerciais na região das Américas. O executivo será responsável pelas unidades de negócio da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e Estados Unidos.

Gunnarsson iniciou a carreira na Scania no ano de 1992 na Suécia. No início dos anos 2000 foi diretor-geral da Scania em Luxemburgo e na Argentina. Entre 2003 e 2009 trabalhou no Grupo Volkswagen e no Banco de Investimento Europeu de Luxemburgo, até retornar para a Scania para ser vice-presidente sênior de Vendas de Veículos e Suporte Logístico na Suécia. Desde 2011, atuava como presidente da multinacional sueca na França.

Gunnarsson é Engenheiro Mecânico pelo KTH Royal Institute of Technology da Suécia com Mestrado em Economia pela Universidade de Estocolmo. O sueco irá substituir o compatriota Martin Ståhlberg nesta posição.

Carlos Ghosn

23/02/2017

O brasileiro Carlos Ghosn deixará o cargo de CEO da Nissan Motor em 1º de abril. Ele será substituído por Hiroto Saikawa, mas permanece como presidente do conselho administrativo das três empresas da Aliança, que em outubro adquiriu 34% de participação acionária da Mitsubishi.

Ghosn nasceu em Guajará-Mirim, em Rondônia, em março de 1954. Estudou no Líbano e na França.

 Atuou na fabricante de pneus Michelin por 18 anos e ingressou na Renault em 1996. Em 1999, ano da formação da Aliança Renault-Nissan, conseguiu evitar a falência da empresa japonesa.

Edison Vieira

20/02/2017

Edison Vieira é o novo gerente de vendas e marketing para o mercado de reposição da Tenneco no Brasil. O executivo será responsável pela estratégia comercial das marcas Monroe, Monroe Axios e Walker.

Vieira é formado em Administração de Negócios, com MBA em Marketing, e tem mais de 25 anos de atuação no segmento automotivo. Trabalhou nas empresas Goodyear e Continental.

Especialista em desenvolvimento de mercado, marketing e planejamento estratégico, ele chega para alavancar os negócios da Tenneco no mercado de reposição e estreitar o relacionamento com os parceiros comerciais das marcas.

Anselmo Borgheti

20/02/2017

O executivo Anselmo Borgheti, atual Diretor Executivo Comercial, vai assumir o comando da área de vendas da Hyundai CAOA, reportando-se a Mauro Correia, Presidente da CAOA.

Com essa mudança, as diretorias comerciais das redes de Concessionárias HB CAOA e da Hyundai Importados e Seminovos, passam a responder para Anselmo Borgheti. Elas somam-se as outras áreas comandadas atualmente pelo executivo: Desenvolvimento de Rede, Pós-Venda, Patrimonial, Consórcio, F&I e Pesquisa e Satisfação ao Cliente.

Borgheti atua na indústria automotiva há 21 anos, acumulando vasta experiência no setor, exercendo importantes funções no mercado brasileiro e também no exterior.

Formado em Engenharia Mecânica Automobilística pela FEI e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, ele integra há três anos o quadro de diretores da empresa.

Joerg Hoffman

17/02/2017

Joerg Hoffman foi promovido dentro do Grupo Volkswagen e está deixando a presidência da Audi Brasil. O executivo vai assumir a vice-presidência de vendas da Audi Overseas, macrorregião que inclui países da África, Oriente Médio e Ásia-Pacífico.

Hoffman assumiu a Audi Brasil em setembro de 2013 e em 2015 trouxe a empresa de volta à condição de fabricante de veículos no Brasil. Sob sua gestão, a Audi subiu da 19ª para a 14ª posição entre as marcas com maior volume de vendas no País e do terceiro para o primeiro posto no segmento premium.

Quem o substitui no País é Johannes Roschek, que já havia atuado no Brasil dentro do Grupo VW entre 1997 e 2001.

Gustavo Luis Schmidt

16/02/2017

O brasileiro Gustavo Luis Schmidt assumirá a partir de março a Vice-Presidência de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil. O executivo integrará o Comitê Executivo da empresa, liderado por David Powels, CEO e Presidente da Volkswagen do Brasil e da Região SAM (América do Sul, América Central e Caribe). No âmbito da Região SAM, Schmidt também fará parte funcionalmente do time de Thomas Owsianski, vice-presidente de Vendas & Marketing da Região SAM.

Gustavo Schmidt iniciou sua carreira na Volkswagen em 1988 trabalhando em diversos setores da área de Vendas. Atuou também na Fiat por quatro anos, retornando à Volkswagen em 2001, no escritório Regional de Vendas São Paulo. A partir de 2007, assumiu a Gerência Executiva de Vendas Nacionais da empresa. De 2010 até o momento atuou como vice-presidente Comercial da Renault. Ele substituirá Jorge Portugal, que se desligou da empresa em fevereiro deste ano.

Marcello Braga

13/02/2017

A CAOA anuncia a chegada de Marcello Braga para assumir a função de Diretor de Marketing da empresa.

Com mais de 20 anos de experiência na área, Marcello Braga é formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing pela Universidade de Boston e trabalhou, posteriormente, no Marketing da Mars Chocolates (M&M’s), foi Diretor de Marketing dos Canais FOX e Diretor Geral na Endemol Shine Brasil, empresa responsável por programas como Big Brother e Masterchef.

Marcello Braga retorna ao Marketing da CAOA após passagens anteriores em que participou do lançamento do SUV Tucson no Brasil, em 2005, e de ações específicas durante as Copas do Mundo de 2002 e 2006.

Roberto Di Stefano

08/02/2017

Roberto Di Stefano é o novo presidente da Magneti Marelli para a América Latina, no lugar de Olivier Philippot, designado para novas responsabilidades nos Estados Unidos. Membro do conselho da companhia desde abril de 2016, o executivo também é o responsável pela divisão de amortecedores.

Natural da Itália, Di Stefano é formado em Business and Organization Management, pela tradicional universidade italiana Carlo Bo di Urbino, fundada em 1506. Acumula quase 30 anos de experiência no setor automotivo, onde passou por áreas como suprimentos, pesquisa e desenvolvimento de produtos e especializando-se em World Class Manufacturing (WCM) e World Class Engineering (WCE).

Gilberto Vardânega

07/02/2017

A Volvo Bus Latin América reestruturou sua área comercial. Pelo novo modelo, Gilberto Vardânega assume a diretoria comercial de ônibus Volvo no Brasil. Nesta função, será o responsável pelo negócio de ônibus urbanos e rodoviários como um todo, incluindo vendas de chassis, a comercialização de peças de reposição e a oferta Volvo de serviços ao cliente.

No Grupo Volvo há 20 anos, Gilberto Vardânega tem vasta experiência na área comercial, tanto no mercado brasileiro como no de exportação. Atuou como gerente de vendas de caminhões Volvo no Chile e na Argentina, e recentemente era o responsável pelas operações comerciais de ônibus rodoviários na América Latina.

Formado em engenharia mecânica, Vardânega cursou MBA pela Universidad Adolfo Ibañez no Chile, e tem especialização em Administração de Empresas pela FAE/PR e em Coaching e Liderança pela Universidad del CEMA na Argentina.

Ana Paula Verlangieri

02/02/2017

A Scania anuncia a chegada de Ana Paula de Toledo Verlangieri como sua nova diretora para assuntos do departamento jurídico da montadora na América Latina.

Formada em Direito pela Universidade de São Paulo, a executiva possui curso de extensão em Mercado Financeiro pela FGV.

Sua experiência abrange os âmbitos nacional e internacional, tendo sua última atuação recente no departamento jurídico do Grupo Haitong no Brasil. Antes disso, passou por empresas multinacionais como ING Bank, WestLB Group, com unidades no Brasil, Alemanha e Estados Unidos, além do HSBC.

Alexandre Pontalti

02/02/2017

Desde o dia 1º de fevereiro, Alexandre Pontalti é o novo diretor da Neobus. O executivo dará continuidade ao trabalho de Edson Tomiello, fundador da empresa que passa a ser membro do Comitê Executivo da fabricante.

Há 13 anos na companhia, Pontalti é graduado em Ciências Contábeis, tem MBA em Administração Financeira e Mestrado em Economia. O executico atuava até então como diretor administrativo-financeiro.

A mudança faz parte do plano estratégico da empresa e tem como objetivo colaborar para as metas de crescimento da fabricante. 

Bernardo Hamacek

31/01/2017

A Foton Caminhões anuncia reestruturação no seu quadro de executivos.

Bernardo Hamacek, que ocupou o cargo de Presidente do Conselho da Foton Caminhões durante os três, parte para novos desafios profissionais.

Formado em economia com MBA pela FGV-SP, Hamacek exerceu a função de CFO na Iveco e na CNH Industrial, ambas do Grupo Fiat.

Anteriormente, foi CFO e CEO em empresas do setor automotivo na Argentina e no México. Também teve experiências na Itália e nos Estados Unidos. 

Páginas