Acompanhe a Editora Frota
Para prevenir o envio de spam, deixe este campo em branco.

 

Você está aqui

Sustentabilidade | terça-feira, 27/09/2016 11:04

ZF eletrifica veículos comerciais para zerar a emissão de poluentes

Sistema de tração central totalmente elétrico equipa ônibus urbanos e caminhões de distribuição

A ZF está eletrificando veículos comerciais com foco na redução de emissões de poluentes. As soluções envolvem acionamentos elétricos de veículos urbanos e também aplicações híbridas para o transporte de longa distância.

Os mais recentes desenvolvimentos são um sistema de tração central puramente elétrico, que pode ser implementado em diversos conceitos de ônibus e caminhões de distribuição que circulam nos centros urbanos, e um acionamento elétrico perto da roda para caminhões de distribuição pesados.

O motor elétrico instalado perto da roda foi apresentado em caráter inédito no Urban eTruck da Mercedes-Benz e se baseia em uma tecnologia já aplicada no eixo elétrico tipo pórtico AVE 130 para ônibus urbanos. Além disso, a linha de produtos da marca contém soluções híbridas, como a transmissão TraXon Hybrid para caminhões pesados.

A maior integração das soluções de eletromobilidade também favorece o mercado de veículos comerciais. Por isso, a ZF aproveitou a tecnologia do acionamento elétrico do eixo de automóveis e a adequou para veículos comerciais leves.

Potentes motores a diesel de elevado torque continuam sendo indispensáveis para muitos modelos de veículos comerciais. Contudo, nesse segmento, a eletrificação tem forte potencial, pois o driveline híbrido ou totalmente elétrico já se revela atualmente a melhor alternativa para algumas aplicações e em determinados mercados regionais.

“Hoje em dia, muitos veículos comerciais com quilometragem diária restrita já poderiam estar circulando no modo puramente elétrico”, afirma Fredrik Staedtler, responsável pela Divisão de Tecnologia para Veículos Comerciais da ZF. A solução é imprescindível em grandes metrópoles da Europa e da Ásia, em que as atuais regulamentações relativas à emissão de poluentes são bem rigorosas. Além disso, a tecnologia é essencial aos veículos de frotas, frequentemente escalados para voltar às suas bases depois da operação. 

Deixe seu comentário