Volvo testa primeiro caminhão autônomo para coleta de lixo

    O Grupo Volvo, junto com especialistas suecos em resíduos e reciclagem da empresa Renova, está testando o primeiro caminhão de coleta de lixo autônomo para uso em ambiente urbano. O projeto explora como a automação pode contribuir para melhorar a segurança no trânsito, aprimorar condições de trabalho e reduzir impactos ambientais.
     
    “Existe um potencial para transformar o rápido desenvolvimento técnico na automação em benefícios para clientes e, de forma mais ampla, para a sociedade em geral. Nosso caminhão autônomo de coleta de lixo é uma das várias inovações autônomas em que estamos trabalhando no momento”, diz o diretor executivo de tecnologia do Grupo Volvo, Lars Stenqvist.
     
    O caminhão foi projetado para proporcionar uma direção segura em ambientes urbanos, inclusive ao dar a ré. Sensores monitoram continuamente a região próxima ao veículo e o caminhão para imediatamente caso um obstáculo apareça repentinamente em seu caminho. A rota é pré-programada e o veículo se dirige de uma caçamba de lixo para a próxima. O motorista e os garis podem focar na coleta de lixo e não precisam entrar e sair do transporte cada vez que o veículo vai de uma lixeira a outra.  
     
    As trocas de marcha, direção e velocidade são continuamente otimizadas para permitir baixo consumo de combustível e baixas emissões. Além disso, o caminhão autônomo reduz os riscos de lesões ocupacionais, que são comuns em pessoas que trabalham com a coleta de lixo. 
     
    O projeto conjunto com a Renova continuará até o final de 2017. O caminhão autônomo, atualmente em teste, está equipado com sistema de sensores para identificação, navegação e monitoramento da área ao redor do veículo.
     
    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!