Volvo planeja investir R$ 1 bilhão na América Latina em 3 anos

    A Volvo, fabricante de caminhões e ônibus, planeja investir R$ 1 bilhão (US$ 320 milhões) na América Latina nos próximos três anos. Cerca de 90% do montante será aplicado no Brasil, principalmente no desenvolvimento de novos produtos e na modernização da fábrica. O novo plano de investimentos é menor que o anterior, que foi de US$ 500 milhões.

    Segundo o presidente da Volvo América Latina, Wilson Lirmann, o plano anterior contemplava a maior parte do projeto de renovação de todos os produtos da marca e, agora, o aporte será voltado à complementação de linhas de produtos e à atualização de equipamentos da fábrica. A Volvo é a quarta montadora a divulgar investimentos no País nos últimos três meses. MAN Latin America, Toyota e Volkswagen anunciaram novos planos que somam R$ 9,1 bilhões nos próximos cinco anos.

    Para este ano, a Volvo trabalha com crescimento de até 10% nas vendas totais de caminhões, sendo que a marca sueca espera manter a liderança no segmento de grande porte, na casa dos 27% obtidos no ano passado. Esses veículos são utilizados principalmente no transporte de cargas, como minérios e bebidas. O maior impulso para os negócios deve vir da área de agronegócios com a necessidade de mais caminhões para o transporte de grãos.

    Para o segmento de ônibus a previsão é de crescimento de 10% a 15% no mercado total, que no passado somou 11,1 mil unidades. A Volvo espera vender 700 ônibus rodoviários e urbanos, ante 644 em 2016.

    Segundo Lirmann, a fábrica de Curitiba opera com ociosidade similar à de outras fabricantes do ramo, de cerca de 60%. Atualmente emprega 3 mil pessoas.

    Fonte: O Estado de S. Paulo

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!