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Produtos e Serviços | quarta-feira, 08/06/2016 10:29

Volvo lança FMX com controle automático da tração dianteira

Nova tecnologia, disponível há poucos meses na Europa, chega agora para atender ao mercado brasileiro e de outros países da América Latina
Volvo FMX

A Volvo lança no Brasil e nos demais países da América Latina o FMX com controle automático da tração dianteira. A tecnologia, que foi lançada há poucos meses na Europa, integra os caminhões pesados vocacionais da marca. A função ativa automaticamente a tração no eixo dianteiro quando o veículo começa a patinar em terrenos difíceis ou em pisos escorregadios, mesmo com o caminhão em movimento e sem a ação do motorista.

A Volvo é a primeira fabricante de caminhões a oferecer este sistema para veículos com tração integral 4x4 e 6x6. “É uma exclusividade da Volvo, agora disponível para os mercados brasileiro e latino-americano. Mais uma vez estamos na vanguarda em tecnologias que melhoram a operação de transporte vocacional”, diz Nilton Roeder, diretor de desenvolvimento de negócios e suporte a vendas do Grupo Volvo América Latina.

A nova tecnologia torna o caminhão ainda mais automatizado e contribui para corrigir eventuais falhas. Muitos motoristas ativam a tração nas rodas dianteiras antes de chegar a um terreno mais complicado, para evitar que o caminhão fique atolado. O novo sistema engata a tração na roda dianteira com o veículo em movimento somente quando a função for efetivamente necessária.

O controle automático de tração aumenta a velocidade média do veículo, diminui o consumo extra de combustível, melhora a dirigibilidade, dá mais segurança para o motorista e ainda reduz o desgaste de pneus, poupa o trem-de-força e prolonga a vida útil de alguns componentes.

O FMX é destinada para veículos com tração dianteira (4x4 rígido e 6x6 rígido e cavalo mecânico) que atuam em uma grande variedade de aplicações vocacionais.

O dispositivo da Volvo é formado por um software conectado aos sensores de velocidade das rodas, que detecta e controla a tração. Quando uma roda traseira começa a patinar, a potência é automaticamente deslocada para as rodas dianteiras, sem perda de torque ou da velocidade. Um engate automático ativa a tração nas rodas dianteiras em apenas meio segundo. 

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