Acompanhe a Editora Frota
Para prevenir o envio de spam, deixe este campo em branco.

 

Você está aqui

Produtos e Serviços | sexta-feira, 30/09/2016 10:35

Volvo CE apresenta protótipos de máquinas autônomas na Suécia

Foram apresentados uma carregadeira de rodas L120 e um caminhão articulado A25F durante o Forum Xploration, evento de tecnologia e inovação da empresa

A Volvo Construction Equipment apresentou seus protótipos de carregadeira de rodas autônoma e de caminhão articulado. A empresa fez uma demonstração dos dois protótipos trabalhando juntos em Eskilstuna, na Suécia, durante o Forum Xploration, evento de tecnologia e inovação da Volvo CE.

Na apresentação, a carregadeira carregou o caminhão articulado e repetiu o ciclo de trabalho. Em uma comparação de uma hora verificou-se que a carregadeira autônoma poderá alcançar o equivalente a 70% dos níveis de produtividade de um operador qualificado durante o carregamento e descarregamento. A máquina já havia realizado um trabalho real para um cliente da Volvo CE em uma usina de asfalto na Suécia.

“As máquinas de demonstração foram programadas para trabalhar em conjunto e realizar uma série específica de ações em uma rota pré-definida”, explica Jenny Elfsberg, diretora de tecnologias emergentes da Volvo CE. “Elas podem executar a mesma tarefa repetidas vezes, ao longo de uma rota fixa, por um período relativamente longo de tempo. Mas ainda é cedo para esta tecnologia. A Volvo CE está trabalhando no desenvolvimento de soluções que tenham os níveis de segurança e desempenho necessários para aceitação do mercado”, destaca.

A diretora diz que ainda há um longo caminho a percorrer e que ainda não há planos de industrialização nesta fase. “Atualmente, esses protótipos não se comunicam uns com os outros e a tecnologia de comunicação máquina-a-máquina, onde as máquinas ‘falam’ umas com as outras e com um ponto de controle central, é crucial quando se trata de evitar colisões e facilitar um fluxo eficiente dos equipamentos”, explica.

As máquinas de demonstração são produtos padrão da Volvo (uma carregadeira de rodas L120 e um caminhão articulado A25F) - que foram atualizados com a tecnologia autônoma. Uma vez finalizada uma solução, esta tecnologia poderá ser aplicada a outros produtos de série da Volvo CE.

Deixe seu comentário