Volvo apresenta o B8R, novo modelo de ônibus urbano

    A Volvo Bus Latin America acaba de lançar um novo chassis de ônibus para o transporte urbano de passageiros: o B8R. O modelo, que substitui o atual B290R, foi desenvolvido para ampliar o desempenho das operações urbanas. O novo veículo é até 3% mais econômico em consumo de combustível e reduz em até 4% o custo de manutenção de seu antecessor.
     
    O motor de oito litros que equipa o novo chassi urbano da fabricante é produzido no complexo fabril da empresa, em Curitiba.  O lançamento do B8R faz parte de uma estratégia da Volvo Bus, de produção de veículos dentro de uma plataforma global, o que oferece maior disponibilidade de peças, agilidade e facilidade de atendimento. Outra vantagem é o intervalo de troca de óleo, que pode chegar a até 40 mil quilômetros rodados, dependendo do tipo de aplicação. 
     
    O ônibus é equipado com o motor de 250 cv de potência, 950 Nm de torque, caixa de cambio Voith, ZF disponíveis e novas relações de diferencial, sistema de freios a disco EBS 5, suspensão eletrônica, volante com ajuste de altura e profundidade. O modelo possui configuração de eixo 4×2 e está disponível nas versões com pisos alto e baixo. 
     
    Além dessas características, o B8R também é equipado com softwares de conectividade para facilitar a ativação do sistema de gerenciamento de frotas Volvo (Fleet Managment) e o I-Coaching. As ferramentas auxiliam gestores de empresas a traçar estratégias para reduzir os custos da operação e os motoristas a extraírem amáxima eficiência do veículo, com dicas de como dirigir com menor consumo de combustível e menor desgaste de peças.  
     
    “Para garantir os resultados de desempenho e consumo, a Volvo trabalhou no desenvolvimento avançado da engenharia do veículo, e em simulações de performance e testes para adequar o B8R ao mercado latino-americano e garantir a sua eficiência”, explica o engenheiro de vendas da Volvo Bus Latin America, Renan Schepanski.
     
    Depois do período de desenvolvimento, o lançamento passou por intensos testes. Uma das empresas de transporte a avaliar o novo chassi foi a Viação Santa Brígida, que opera em linhas urbanas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro da cidade de São Paulo. “Dada a nossa experiência positiva com o modelo B290R, os testes iniciais com o B8R mostram boa adaptação às condições técnicas e viárias, sobretudo a expectativa do aumento entre intervalos de manutenção preventiva”, ressalta o gerente de Manutenção da Viação Santa Brígida, Fernando Cesar Bastos Filho. 
    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!