Volare mostra miniônibus Cinco, modelo com chassi próprio da marca

    A Volare promete para este primeiro semestre o miniônibus Cinco, um modelo com chassi próprio e capacidade entre 13 e 20 passageiros a ser produzido na fábrica de São Mateus-ES. “O projeto custou cerca de R$ 80 milhões. Ele será montado em um novo galpão com 20 mil metros quadrados onde investimos mais de R$ 100 milhões”, afirma o diretor-geral da empresa, Gelson Zardo. A capacidade instalada é para 35 a 40 unidades por dia.

    Como veículo de cinco toneladas de Peso Bruto Total (PBT), o modelo será beneficiado pela linha Finame. “Ainda não temos preços definidos, mas a intenção é que sejam competitivos em relação a Renault Master e Mercedes-Benz Sprinter”, diz Zardo. A Volare ainda não divulga ficha técnica completa do veículo, que tem altura máxima (considerando o ar-condicionado) próxima a 2,8 metros. As dimensões internas reveladas incluem altura de 1,93 m e largura de 1,91 m.

    O motor será o Cummins ISF 2.8 de 140 cavalos Euro 5. Haverá versão Euro 3 para exportação. A transmissão escolhida foi uma Eaton de cinco marchas. A Dana fornecerá os eixos dianteiro e traseiro.

    A ideia de fabricar o próprio chassi em vez de comprá-lo da Agrale ou Mercedes teria vindo da necessidade de redução de peso e melhor adequação ao projeto: “Normalmente encarroçamos os chassis, mas desta vez precisávamos ‘enchassizar’ uma carroceria”, afirma o diretor de engenharia e design Roberto Poloni. Ele estima 300 a 400 quilos a menos no peso final pela utilização da estrutura dedicada ao novo veículo.

    A Volare fará versões de turismo, fretamento e escolar, para 13, 16 e 20 passageiros, respectivamente.

    A fabricante pretende enviar o novo modelo para países como Peru, Chile e Colômbia. “Também queremos exportá-los, a partir de outubro, para a África do Sul”, diz o diretor-geral. O Volare não divulgou projeções de vendas durante a apresentação prévia do modelo por causa da retração de mercado, que no caso dos micro-ônibus foi de cerca de 60%, enquanto a queda média para os ônibus em 2015 foi de 38,9% em relação a 2014.

    Fonte: Automotive Business

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!