Vendas de pneus para reposição caem no primeiro trimestre de 2016

    As vendas de pneus para reposição, que até então haviam segurado a queda da indústria, passaram a ter retração no primeiro trimestre deste ano, segundo a Anip, associação do setor.

    Nos três primeiros meses de 2016, foram 11 milhões de unidades vendidas, uma redução de 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Em toneladas, a diminuição foi de 0,9%. Com a alta do dólar, a indústria nacional vinha ganhando participação, mas não resistiu à piora da economia, segundo o presidente da entidade, Alberto Mayer.

    A comercialização total da indústria teve retração de 3% em unidades – em toneladas, a queda foi de 7,9%, puxada pelo desempenho fraco nas vendas de veículos de carga.

    Seguindo a tendência dos últimos meses, as vendas às montadoras apresentaram o pior desempenho -a queda foi de 27,8%, em unidades, e de 40,6%, em toneladas. As exportações deram um fôlego extra à indústria, com um aumento de 26,4% no primeiro trimestre. Ainda assim, a produção total caiu 7,6%, e chegou ao pior nível trimestral desde o fim de 2014, com 16,6 milhões de unidades.

    A previsão para os próximos meses é que o resultado do setor continue negativo, segundo Mayer.

    Fonte: Folha de S. Paulo

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!