Venda de usados retoma crescimento em junho, aponta Fenabrave

    As vendas de veículos usados e seminovos voltaram a crescer em junho pelo segundo mês consecutivo em comparativos mensais. De acordo com dados divulgados pela Fenabrave, a federação das associações de concessionárias, houve incremento de 2,4% na passagem de maio para junho, com um total de 864,2 mil unidades negociadas, entre leves e pesados.

    Apesar da alta, este total ainda representa queda de 3,9% sobre junho do ano passado, quando pouco mais de 888 mil veículos trocaram de donos.

    O setor de usados apresentou numa sequência de quedas mensais desde janeiro. Exceto em março, todos os demais meses tiveram vendas menores que o imediatamente anterior, cenário que parece ter sido revertido a partir de maio, quando houve crescimento de 6,8% na comparação com abril.

    Para o presidente da Fenauto, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, Ilídio dos Santos, embora o mercado tenha se mantido estável nos últimos dois meses, ainda é inconclusiva qualquer previsão das vendas para os próximos meses.

    O segmento de Comerciais leves apresentou alta de 2,5% em junho sobre maio e retração de 1,4% contra junho do ano passado, sendo este o mesmo índice de queda para o comparativo anual do acumulado dos seis primeiros meses.

    Caminhões usados tiveram alta de 2,6% em junho, para pouco mais de 29 mil unidades negociadas no mês, volume apenas 0,08% abaixo do registrado em junho de 2015. Em seis meses, foram vendidas 156,9 mil unidades, resultado estável, mas 0,04% positivo sobre as 156,8 mil negociadas na primeira metade do ano passado.

    Já os ônibus usados tiveram bom desempenho no comparativo mensal: ao encerrar junho com 3,5 mil unidades vendidas, houve alta sobre maio, de 14%, e sobre junho do ano passado, de 2,8%. No acumulado dos seis meses, ainda há queda de 4,8%.

    Fonte: Automotive Business e Fenabrave

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!