Uso eficiente do etanol é um dos temas do Frotas e Fretes Verdes 2016

    Com o aumento em sua produtividade mundial, o etanol vem se tornando uma opção para a substituir de combustíveis como a gasolina e o próprio diesel, usado em veículos pesados. O uso eficiente de combustíveis sustentáveis é um dos grandes desafios em discussão no V Seminário Frotas e Fretes Verdes 2016 (FFV2016), que acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro, no Hotel Intercontinental, em São Paulo (SP).

    “Para a redução nas emissões de carbono na atmosfera, o uso de fontes alternativas é essencial, mas algumas ações são necessárias para que esses combustíveis se tornem rentáveis e usuais em toda a cadeia produtiva até o consumidor final”, explica Jayme Buarque de Hollanda, diretor-geral do Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE) e coordenador temático do FFV.

    Um dos principais objetivos para alcançar um transporte mais sustentável é a substituição do diesel, presente em caminhões e ônibus, por fonte de menor impacto ambiental, como o etanol. Atualmente, a Suécia é uma das pioneiras nessa adaptação de seus veículos. No Brasil, essa é uma possibilidade tangível, já que algumas montadoras e empresas investem em motores para veículos pesados que circulem apenas com etanol.

    O Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Utilizado atualmente para substituir a gasolina, ou mesmo complementá-la, na mistura dos dois combustíveis, essa condição reforça a dependência do país em relação ao etanol, segundo Buarque de Hollanda. Para ter um transporte sustentável, porém, há a necessidade de se adaptar motores e manter o alto desempenho de veículos leves e pesados, consumindo uma fonte energética alternativa.

    Atualmente, 90% da frota de veículos produzidos no Brasil possuem motores Flex, mas, para o INEE, é importante realizar uma adaptação desses motores para posicionar o etanol como o principal combustível – e a gasolina como um complemento – otimizando o uso dessa fonte alternativa e de seus benefícios.

    Serviço

    V Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes
    Data: 23 e 24 de novembro de 2016
    Local: Hotel Intercontinental (Alameda Santos, 1.123 – Jd. Paulista, São Paulo/SP)
    Inscrições: http://www.frotasefretesverdes.com.br

    Fonte: Instituto BESC

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!