Transporte urbano impulsiona taxa da inflação em fevereiro

    Depois do Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) de fevereiro vir maior do que o esperado, analistas já recalculam suas projeções para os próximos meses. A inflação do IPCA-15 avançou 1,42% em fevereiro, a maior alta para o mês desde 2003.

    A RC Consultores revisará para cima sua projeção para o IPCA de fevereiro. “Além de ônibus urbano, com a forte pressão de alimentos observada na leitura de hoje, o IPCA deve ficar acima de 1% em fevereiro”, disse o economista.

    Projeções

    O ritmo acelerado da inflação de fevereiro deve diminuir em março, na avaliação do economista-chefe do Banco ABC Brasil, Luís Otávio de Souza Leal. Os motivos que levaram o IPCA-15 de fevereiro se distanciar da taxa de 0,92% em janeiro já eram conhecidos: reajustes das tarifas de ônibus urbanos, mensalidades escolares e pressão de alimentos.

    São pressões sazonais que em todos os anos afetam o orçamento das famílias e devem desacelerar em março. “Entretanto, isso não pode ser visto como consolo para um resultado tão alto”, escreveu Souza Leal, porque desde novembro do ano passado o Índice de Difusão não fica abaixo de 70%. Neste mês, a difusão saltou de 75,34% para 77,53%.

    Entre as pressões citadas pelo economista estão os preços dos serviços. “Entre o IPCA-15 de janeiro e a leitura de fevereiro, a inflação de serviços passou de 7,99% para 8,06%. Então, não há nenhum indício forte de que esses preços estejam caindo, o que era esperado com a queda na renda”, avaliou.

    Fonte: O Estado de S. Paulo

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!