Transporte puxa queda da atividade no setor de serviços

    O volume do setor de serviços brasileiro caiu 5,8 por cento em outubro sobre um ano antes, maior queda da série histórica iniciada em 2012 e acumulando em 12 meses retração de 2,5 por cento, impactado sobretudo pelo segmento de transportes, em meio ao cenário de forte recessão no país e inflação elevada.

    A atividade de Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio despencou 6,7 por cento no período, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (17), com a maior contribuição individual para a queda do volume total, de 2,1 ponto percentual. O IBGE informou ainda que a receita nominal de serviços registrou em outubro recuo 0,4 por cento na comparação anual, após estabilidade no mês anterior.

    O setor de serviços vem sofrendo com o cenário de recessão e inflação elevada no país, com seu desempenho agravado pelo aumento do desemprego e redução do poder aquisitivo da população. Economistas consultados na pesquisa Focus do Banco Central projetam para este ano contração de 3,62 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) e de 2,67 por cento para 2016.

    Fonte: Agência Reuters

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!